O deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos-PE) propôs a inclusão de motoristas e entregadores de aplicativo entre os beneficiários do crédito consignado. A proposta será discutida na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, presidida por Monteiro, responsável por analisar a medida provisória que trata da concessão desse tipo de crédito a trabalhadores com carteira assinada.
O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo que permite o desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento, o que reduz os riscos de inadimplência e, consequentemente, os juros cobrados.
Mais acesso ao crédito e estímulo à economia
Para o parlamentar, a ampliação da medida representa uma oportunidade de acesso ao crédito para trabalhadores autônomos que, apesar da contribuição diária à economia, ainda não são reconhecidos formalmente pelo Estado. “Este consignado pode ser uma oportunidade valiosa para muita gente sair de um eventual aperto financeiro e melhorar os próprios negócios”, afirmou Monteiro.
Ele também argumenta que o aumento da base de acesso ao consignado poderá ter efeitos positivos no comércio e no crescimento econômico. “Quanto mais o dinheiro circula, melhor para todos”, disse o deputado.
A proposta ainda será analisada pela Comissão Especial antes de seguir para deliberação do plenário da Câmara.
Veja também:
Fernando Monteiro destaca parceria com Rodrigo Pinheiro e investimentos para Caruaru