O litoral da cidade do Paulista ganhou novos moradores com o nascimento de tartarugas-verdes (Chelonia Mydas). O ninho eclodiu após 47 dias na Orla de Maria Farinha, neste domingo (23), proporcionando um espetáculo da natureza. O fato foi presenciado por moradores e registrado pela equipe de pesquisadores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista (Sema).
O projeto de monitoramento, autorizado pelo Sisbio/ICMBio e em parceria com o Centro Tamar, já identificou 14 ninhos no litoral de Paulista desde o início do ano. Outros nascimentos estão previstos para os próximos meses.
Paulista tem 4 espécies de tartaruga
Das sete espécies existentes no mundo, cinco são encontradas no Brasil, sendo quatro no município de Paulista. Por isso, a equipe de pesquisadores do NSU pede a colaboração da população na identificação e proteção dos ninhos.
“Caso aviste uma tartaruga marinha desovando ou filhotes recém-nascidos, é fundamental não tocá-los e manter uma distância segura”, destacou Jocelane Cavalcanti, técnica ambiental da Sema.
A especialista também orienta para que se evite o uso de flash ao fotografar e solicita que qualquer avistamento seja comunicado imediatamente ao NSU pelo telefone (81) 99882-8387. Dessa forma, a equipe pode ser acionada para monitorar o ninho e garantir a segurança dos filhotes.
Veja também:
Prefeitura monitora caminhada ao mar de filhotes de tartaruga nesta terça-feira