A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em parceria com a Frente Jovem Parlamentar realizará, nos dias 13 e 14 de fevereiro, o “Curso de Atualização para Jovens Parlamentares”. O evento, produzido pela Escola do Legislativo (Elepe), acontecerá no Auditório Sérgio Guerra, da Alepe. A iniciativa tem como objetivo capacitar os vereadores da Frente Jovem Parlamentar e demais parlamentares municipais interessados no tema. As inscrições podem ser realizadas pelo Instagram da Elepe @escoladolegislativope.
O curso busca proporcionar uma formação abrangente e prática, abordando desde o funcionamento do sistema legislativo até técnicas de elaboração de projetos de lei. Além disso, será um espaço de troca de experiências, fortalecendo a atuação dos jovens parlamentares. A programação contará com palestras ministradas pelos consultores legislativos da Alepe Daniel Sarinho, Mauro Carneiro e Cilano Barros.
Temas como A Constituição e a função parlamentar – Competências do parlamento municipal, prerrogativas do mandato e poder fiscalizador; ‘Técnica Legislativa e trâmite processual – Normas e processos legislativos essenciais; Comissões, audiências e participação popular – O papel dos vereadores na interação com a sociedade; Leis Orçamentárias e prestação de contas – Aspectos financeiros e de transparência da gestão pública serão estudados durante o curso.
Alepe aposta na qualificação
De acordo com o superintendente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti, a iniciativa é fundamental para qualificar os novos parlamentares e contribuir para um mandato mais eficiente e comprometido com a população.
“A renovação política traz consigo grandes desafios, especialmente para os jovens parlamentares que iniciam sua trajetória legislativa. Nosso objetivo é oferecer conhecimento técnico e prático, capacitando-os para que exerçam suas funções com segurança, eficiência e responsabilidade. A formação contínua é essencial para fortalecer o papel do Legislativo e aproximá-lo ainda mais da sociedade”, destacou o superintendente.
Na avaliação do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, a formação tem grande relevância por disponibilizar conhecimentos imprescindíveis à atividade legislativa. “A Elepe, sempre atenta às demandas que surgem no serviço público, vai assegurar, como é de praxe, qualificação abrangente e de referência para jovens parlamentares, o que fortalece só o Legislativo e impacta positivamente a sociedade”, disse.
Serviço:
- As inscrições podem ser realizadas pelo Instagram da Elepe (@escoladolegislativope).
- Maiores informações pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (81) 3183-2469.
Veja também:
Alepe promove workshop sobre mercado de trabalho para pessoas com deficiência