Nos dois dias seguintes à votação de domingo (6), o candidato do PT à Prefeitura de Olinda, Vinicius Castello, caiu em campo e conseguiu uma agenda extremamente positiva, que vai muito além dos anúncios de apoios à sua campanha, que são muito importantes, lógico. Mas o efeito motivacional é bem mais amplo. Depois das adesões dos ex-candidatos Antônio Campos (PRTB), na segunda, e Márcio Botelho, o PP e parte do PDT, na terça, a candidatura cria uma aura de que está alargando o palanque pela perspectiva de vitória.
O efeito prático disso é que vereadores eleitos (no plural) e pelo menos quatro suplentes emitiram sinais de que querem conversar para aderir ao grupo. E é possível que ainda esta semana novos apoios sejam anunciados.
A grande incógnita em relação ao segundo turno em Olinda segue sendo a posição da terceira colocada na disputa, Izabel Urquiza. Com 51.526, o que representa 24,83%, ela tem o potencial de desequilibrar a balança para o lado que apoiar. Nos bastidores há rumores para todos os gostos. “Ela é do PL, não vai apoiar Vinicius, do PT”; “ela foi muito crítica à gestão de Lupércio, não teria como em tão pouco tempo esquecer os ataques que fez e apoiar a sua candidata”.
Izabel está, como diria o ex-governador Joaquim Francisco, ““assuntando a massaranduba do tempo”, analisando os possíveis cenários e suas implicações. Há pontos de divergências com os dois lados, alguns de ordem pessoal e outras na política. Há a possibilidade de ela se pronunciar até esta quinta-feira (10), mas essa informação não encontra base oficial para ser confirmada.
Bom para Mirella, melhor para Vinicius
O certo é que se ela anunciar apoio a Mirella Almeida (PSD) pode, digamos, empatar o jogo. No entanto, poucos acreditam nessa possibilidade. A não ser por uma posição do partido ou do campo político que a legenda faz parte. Se optar por Vinicius, reforça o vento de cauda que ele vem voando desde a vitória no primeiro turno. Se optar pela neutralidade, ainda assim Vinicius se beneficia, pois não a adversária não criará um fato novo.
É esse cenário adverso que Mirella tem o desafio de romper. Sair do isolamento pós-primeiro turno não tem sido fácil. Metade da primeira das três semanas de campanha já se passou e ela não conseguiu de onde estava. E cada dia que passa, fica mais estreita a margem para alargar o palanque. Tempo é ouro num segundo turno. E se não cuidar, escorre pelas mãos sem nem sentir.
Veja também:
Márcio Botelho anuncia apoio a Vinicius e afirma que não pode “aceitar a tirania” em Olinda
10 respostas
Senhoras e Senhores, depois de passarmos 16 anos de uma opressão do PCdoB, vindo 8 anos de um gestor que tentou ser diferente, mas não fez oq prometeu, pelo menos uns 40%, corremos o grande risco de 4 anos de um governo PTista, onde pode ser uma das poucas prefeituras à vingar do nove dedos. #QUEMVIVERVERÁOCAOS
Sabe de nada, deve morar em casa caiada só pode
O mal do brasileiro e se indentificar pelas siglas, não voto pela sigla, mais sim pelas propostas dos candidatos, porém não tenho partido, mais voto 13
Sempre é muito importaante buscar as propostas. E isso deveria ser colocado em primeiro lugar nas campanhas
VINICIUS E 13
Vonicius mas preparado tivemos 8 anos de uma gestão do faz de conta com Lupercio e Mirela primeira coisa que ela fez aumentar seu próprio salários de 12 para 31 mil olinda hoje está abandonada lupercio começou a fazer as maquiagem dele agora para enganar o povo olindense
O melhor prefeito para administrar olinda
Vinicius ,confiante tenho certeza que vai srt um bom gestor ,queremos ver olinda mudar
Muito triste quando entro no meu bairro
Bem no coracao de olinda onde tivemos varios arrombamentos furto de carro devido o trafico de drogas usuarios perto olinda moto.
Moro no bairro do umuarama .
Mad confio na vitoria de vinicius.
Na torcida.
Ja morei no Umuarama. Bairro muito bom. Não sabia desta situação
Sou Carlos Alberto Sociólogo/Educador/Psicanalista.
Estou em Olinda desde 1971, jámais deixei de votar, este ano (2024) estava sem vontade de votar pela primeira vez, disse: “meu voto vai ser ‘culposo’, aí conheci Vinícius – vou repetir o voto no segundo turno.
Às vezes nos observamos o cenário e pensamos justamente assim, semânimo para votar. Mas é a única forma que temos para fazer valer a nossa votade.