O prefeito de Caruaru e candidato à reeleição, Rodrigo Pinheiro (PSDB), deu mais um passo em direção ao fortalecimento das políticas culturais da cidade ao assinar, nessa última terça-feira (3), um termo de compromisso com representantes da cultura local. No documento, intitulado “Amigos da Cultura”, Pinheiro se compromete a implementar uma série de propostas elaboradas por artistas e produtores culturais, em diálogo com a Fundação de Cultura de Caruaru.
O termo de compromisso, assinado também pelo presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Hérlon Cavalcanti, apresenta uma lista extensa de sugestões, entre as quais se destacam a criação do Museu do Bacamarte, o tombamento de espaços culturais e a ampliação do calendário de festividades locais. Também está previsto o incentivo à produção audiovisual, com a criação da Casa do Cinema Caruaruense, e a revalorização de tradições culturais como a Paixão de Cristo do Alto do Moura.
Rodrigo destaca gestão participativa
Rodrigo Pinheiro enfatizou que o documento é um reflexo de sua gestão participativa e do compromisso com a preservação e a promoção da cultura em Caruaru. “Firmo este compromisso com a população de nossa cidade, de promover e garantir a continuidade das políticas públicas de cultura e arte”, afirmou o prefeito, destacando que, caso reeleito, trabalhará para concretizar as propostas discutidas.
O movimento “Amigos da Cultura” reuniu nomes de peso da cena cultural caruaruense, como Onildo Almeida, Maestro Mozart, Mestre Sebá, João do Pife e Gilvan Neves, e reflete a preocupação da gestão tucana em valorizar as raízes e as manifestações culturais da Capital do Agreste, garantindo que elas continuem a ser um diferencial e um atrativo para moradores e visitantes.
Veja também:
Após visita na sexta, Raquel volta a Caruaru e faz carreata com Rodrigo Pinheiro