A Prefeitura do Recife iniciou, na manhã deste sábado (31), a montagem de uma estrutura temporária para permitir a continuidade das atividades do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Também já está em andamento o trabalho de remoção dos entulhos e materiais que desabaram nesta sexta-feira (30). Este processo deve durar pelos próximos 30 dias. O espaço para as atividades da igreja ficará situado na quadra próxima ao santuário e será coberta com toldo, garantindo conforto e segurança para os fiéis. Equipes de psicólogos da rede municipal de saúde já iniciaram a busca ativa das vítimas que receberam alta. A gestão municipal decretou luto oficial por três dias em homenagem às vítimas do acontecimento.
O primeiro passo da preparação do espaço para as atividades da igreja foi a retirada do alambrado da quadra realizado agora pela manhã, e, a partir de então, haverá preparação do ambiente com a instalação de gride e toldo. A estrutura permitirá a realização de missas e celebrações no local já no início da noite deste sábado.
Ao mesmo tempo, uma empresa especializada contratada pela Prefeitura já está trabalhando na remoção dos entulhos de dentro do templo. “Será feito um acesso lateral para permitir a entrada das máquinas e profissionais. Por ser um serviço que precisa ser feito com muito cuidado, o prazo de conclusão fica em torno de 30 dias”, afirma o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar.
ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO – Desde a sexta-feira, a Secretaria de Saúde do Recife iniciou a busca ativa das vítimas que receberam alta das unidades médicas para começar os acompanhamentos psicológicos na rede municipal. Os profissionais estão de plantão na Unidade de Saúde da Família (USF) José Bonifácio dos Santos, ao lado do Santuário, para acolher as pessoas e iniciar os acompanhamentos. Dos feridos, cinco já foram acolhidos pela equipe e iniciados os acompanhamentos.
O desabamento deixou, ao todo, 28 pessoas feridas. O SAMU Recife socorreu 20 vítimas e as encaminhou para unidades de urgência, enquanto o Corpo de Bombeiros removeu quatro pessoas. Outras pessoas procuraram os serviços espontaneamente. Desse total, 23 já receberam alta e cinco permanecem hospitalizados, sem gravidade.
Luto pela tragédia no Morro da Conceição
Luto oficial pela Minutos após a tragédia, o Centro de Operações do Recife (COP) direcionou equipes da Defesa Civil, CTTU, SAMU e Secretaria de Governo ao local para atender a ocorrência na Igreja do Morro da Conceição. No total, a operação envolveu mais de 100 servidores municipais.
A Prefeitura do Recife decretou luto oficial de três dias, em razão da tragédia do desabamento do telhado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição. O ato foi publicado em Diário Oficial extra nesta sexta-feira. A tragédia levou duas pessoas a óbito, além de 28 feridos. Em função do luto oficial, diversos eventos que seriam realizados pela Prefeitura que iriam ocorrer este fim de semana, nos dias 31 e 1, foram adiados.
Veja também: