A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi, acompanhou nesta terça-feira (6) o primeiro dia de mutirão de cirurgias eletivas visando zerar a fila de demandas no município. Ao todo, serão 1005 cirurgias gerais, 250 cirurgias de catarata e 300 procedimentos de varizes. As cirurgias são destinadas a pessoas que já estão na fila de espera do município.O mutirão vai até o dia 30 de setembro.
Os procedimentos serão realizados após uma triagem que deve ocorrer no espaço do Privê Vermont, no bairro do Timbi, a ser dividido pela especialidade. De 06 a 10 de agosto serão realizadas as triagens de cirurgias gerais, já nos dias 23 e 24 de agosto serão as consultas para as cirurgias de catarata. As pessoas aptas serão acionadas pela Central de Regulação do município para comparecerem ao local.
Já os procedimentos cirúrgicos acontecem no Centro Médico Hospitalar de Camaragibe, as cirurgias gerais, como colecistectomia, histerectomia, laqueadura, hérnia entre outras, acontecem em dois períodos: do dia 17 a 24 de agosto e de 27 de agosto a 30 de setembro. Já as cirurgias de catarata acontecem nos dias 25 e 26 de agosto, sendo 125 pessoas atendidas por dia.
Além das cirurgias gerais e de catarata, o município vai realizar também nos dias 24 e 25 de agosto e 07 e 08 de setembro, procedimentos de varizes a serem realizados no Privê Vermont, que fica no bairro do Timbi. Ao todo, 300 pessoas serão contempladas após um mapeamento realizado pelas Unidades Básicas de Saúde de cada bairro.
“Estamos iniciando hoje esse mutirão, e esperamos que a população venha, faça a triagem e realize sua cirurgia o mais rápido possível. O nosso objetivo é zerar a fila de procedimentos cirúrgicos no município, para garantir mais qualidade de vida à população”, explicou a Gestora.
Veja também:
Camaragibe avança na Segurança Pública e garante o armamento da Guarda Municipal