Dani Portela lançou oficialmente sua candidatura à Prefeitura do Recife em ato político na Casa Marielle neste sábado (20). O evento também confirmou a candidatura de Alice Gabino a vice e apresentou a chapa de vereadoras e vereadores do PSOL para a disputa municipal.
A homologação das candidaturas aconteceu durante convenção da Federação PSOL/Rede na manhã de sábado. A decisão foi tomada por maioria absoluta e contou com a presença de convencionados de ambos os partidos.
O nome de Dani Portela foi definido pelo PSOL-Recife para a disputa municipal no final do Congresso Municipal do partido em 2023. Em maio deste ano, a pré-candidatura foi aprovada e reconhecida em consenso pela Federação PSOL/Rede. A partir desse mesmo mês, a Federação promoveu encontros com a população, movimentos sociais, universidades e organizações em prol de debater os principais desafios do Recife e elaborar coletivamente propostas de políticas públicas. Até agora foram realizadas 16 plenárias, com a participação de cerca de 1.500 pessoas em todas as RPAs da cidade.
Dani e a sociedade civil
O Ato Político na Casa Marielle contou com a presença de representações políticas e da sociedade civil.
“Nossa chapa é diversa, representa bandeiras, e principalmente vidas com histórias de luta e resistência. Nossas pautas não são só pautas. São sobre as nossas vidas e as nossas existências. Temos um projeto de cidade pensado para todas as pessoas. Vamos movimentar o Recife”, discursou a deputada Dani Portela.
A candidata à vice-prefeita Alice Gabino reforçou a importância de ampliar a representação popular na política recifense.
“A nossa história de luta é grande e marcada por vitórias irrefutáveis. Mais uma delas acontecerá nas ruas. Nossa política precisa ser composta pelo povo, com mais mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, população LGBTQIAPN+, para formar uma bancada diversa e combativa”, reforçou Alice Gabino.
Veja também:
Federação PSOL/Rede oficializa candidatura de Dani Portela à Prefeitura do Recife