A Virada Recife 2026 chega com crescimento de infraestrutura e mudanças operacionais que ampliam o espaço destinado ao público na Praia do Pina, Zona Sul do Recife. A área passa de 42,5 mil para 54,5 mil m², um aumento de 23%, possibilitando a presença de 30 mil pessoas a mais por dia. O novo planejamento integra ações para entrada e saída mais rápidas, com a criação de um portão exclusivo para saída e a duplicação das raias de entrada de 25 para 50. Além disso, o Expresso Réveillon terá, pela primeira vez, operação no Shopping Plaza, somando-se aos shoppings Recife, RioMar e Tacaruna.
O evento será realizado nos dias 27, 28 e 31 de dezembro e reunirá equipes de 10 secretarias e órgãos municipais, mobilizando cerca de 2.460 servidores e totalizando 3.156 lançamentos. A coordenação está a cargo da Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), por meio do Centro de Operações do Recife (COP). De acordo com o chefe do COP, Anderson Soares, “a partir da experiência dos anos anteriores, fizemos ajustes e melhorias que garantirão um evento ainda mais grandioso. O objetivo é que a Virada Recife 2026 seja a maior e melhor festa de Réveillon já realizada na capital pernambucana”.
Estrutura de trânsito e transporte
O esquema de trânsito inclui bloqueios na Avenida Boa Viagem, entre a Rua Pereira Costa e a Avenida Antônio de Góes, com início às 14h. Haverá proibição de estacionamento em vias específicas, fiscalização intensificada e ações de orientação de condutores. O Expresso Réveillon funcionará com pulseiras no valor de R$ 20 (ida e volta), com pagamentos via PIX, débito ou crédito. Os pontos de embarque e desembarque serão ajustados: Tacaruna e Plaza na Rua Caraçatuba, enquanto Recife e RioMar na Rua Manoel Coriolano.
Programação do evento
A programação contará com três dias de shows no Polo Pina, com artistas de grande público:
Dia 27 (sábado)
– Gusttavo Lima
– Natanzinho Lima
– João Gomes
– Zé Vaqueiro
– Eric Land
Dia 28 (domingo)
– Anitta
– Xand Avião
– Raphaela Santos
– Priscila Senna
– PV Calado
Dia 31 (quarta-feira)
– Wesley Safadão
– Matheus & Kauan
– Alceu Valença
– Lipe Lucena
– Matheus Moraes
Os shows começam às 19h.

Serviços municipais e monitoramento
O COP atuará presencialmente nos três dias, utilizando central de drones, painel de acompanhamento online e videomonitoramento em 34 pontos estratégicos. A mobilização envolve trânsito, limpeza, saúde, assistência social, direitos humanos, guarda municipal e equipes de atendimento à mulher.
Controle urbano e segurança
A Secretaria Executiva de Controle Urbano terá 426 profissionais para fiscalização do comércio informal e barreiras de controle, com proibição de entrada de capacetes, coolers, mesas, cadeiras, ombrelones e qualquer recipiente de vidro. Ombrelones e toldos, além de fogos de artifício, também estão vetados no perímetro do evento.
O SAMU contará com Posto Médico Avançado, quatro Unidades de Suporte Básico e nove motolâncias. Hospitais e policlínicas funcionarão 24h, com destaque para atendimento materno e emergência no Hospital da Mulher.
Atendimento ao turista
A Secretaria de Turismo e Lazer montará estrutura com o CAT Móvel, ações de orientação, blitz em hotéis e transmissão das atrações em telão instalado na orla. O serviço de Achados e Perdidos funcionará no local e, posteriormente, na sede da Prefeitura.
Direitos humanos no Recife
A Secretaria de Direitos Humanos e Juventude ofertará pulseiras com geolocalização para identificação de crianças, Espaço Acessível com 100 vagas e central de atendimento a violações. A inscrição para o Espaço Acessível ocorrerá pelo Conecta Recife até 24 de dezembro.
Limpeza urbana e pós-evento
A Emlurb terá 350 profissionais por dia, com coleta seletiva, PEVs, caminhões compactadores e tratores. O serviço inclui limpeza da faixa de areia e ações antes, durante e após os shows.
Polos descentralizados
Além do Pina, haverá festa no Morro da Conceição, Ibura e Lagoa do Araçá no dia 31, com programação cultural promovida pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.
Foto: Vanessa Alcântara/PCR Imagem
Veja também:
Com Anitta, Safadão e Alceu, Virada Recife espera 1 milhão de pessoas

