Representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) na abertura do 1º Seminário do Programa Município Mais Seguro em Pernambuco, nesta quarta-feira (26/11), o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, afirmou que o município está se tornando “uma cidade mais segura”. Ele destacou que a gestão tem ampliado investimentos desde janeiro com foco no fortalecimento institucional da Guarda Civil Municipal e na adoção de tecnologias de vigilância integradas.
O prefeito explicou que o município ampliou o efetivo da Guarda Municipal para 190 profissionais e implantou a Muralha Eletrônica, integrada ao sistema Córtex, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Segundo ele, o uso de câmeras e inteligência artificial tem reforçado o monitoramento de áreas estratégicas.
“Nós temos transformado a segurança pública de Camaragibe com projetos e ações concretas e eficientes, como o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal, hoje em 190 guardas, e a implementação da Muralha Eletrônica, uma ferramenta moderna de videomonitoramento em parceria com o sistema Córtex, além do trabalho integrado com as demais forças de segurança em grandes eventos. A cidade do trabalho também está se tornando a cidade do povo seguro”, declarou Diego Cabral.
O gestor também ressaltou a importância do plano Município Mais Seguro, coordenado pelo MJSP e lançado em outubro com aporte superior a R$ 171 milhões. O programa busca fortalecer a gestão municipal de segurança por meio de capacitações, atualização da Matriz Curricular Nacional e ações voltadas à saúde mental dos agentes. Dados do Ministério mostram que o plano atende inicialmente 12 municípios pernambucanos.
Camaragibe em programa federal
“Somos um dos 12 municípios pernambucanos contemplados com o programa Município Mais Seguro, um plano essencial elaborado pelo Governo Federal para combater a criminalidade e violência, melhorando a segurança e oferecendo mais qualidade de vida à nossa população. Mais uma vez, Camaragibe demonstra sua força em Pernambuco, nós temos realizado uma articulação política muito eficiente junto aos nossos aliados nos governos estadual e federal e eu tenho certeza que vamos avançar ainda mais e tornar a nossa cidade um lugar ainda melhor para se viver”, afirmou o prefeito.
O seminário, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), reuniu mais de 200 integrantes de guardas municipais e representantes da área em Pernambuco. A programação incluiu debates sobre enfrentamento à violência contra mulheres, diretrizes do uso diferenciado da força e boas práticas adotadas por municípios com redução recente de indicadores criminais, segundo informações técnicas apresentadas pela Senasp.
Participação de gestores nacionais e municipais
O encontro contou com a participação do Secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo; do coronel Marcílio Rossini, secretário de Segurança e Ordem Pública de Camaragibe e presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública (Consegmsp); de Isabel Seixas de Figueiredo, diretora do Sistema Único de Segurança Pública (Susp); e de Michele Gonçalves dos Ramos, diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp.
Também participaram Cláudio Luiz Gomes Nascimento, comandante da Guarda Civil Municipal do Recife; Felipe Oliveira do Nascimento, secretário-executivo de Gestão e Segurança Urbana do Recife; e Flávio Marques, prefeito de Tabira.
Veja também:

