O aumento do efetivo da Polícia Civil de Pernambuco foi oficializado nesta segunda-feira (10), quando a governadora Raquel Lyra comandou a formatura de 423 novos servidores. O grupo, composto por 51 delegados, 231 agentes e 141 escrivães, começará a atuar ao longo desta semana em todas as regiões do Estado. A solenidade ocorreu no Teatro Guararapes, em Olinda, e reuniu autoridades e familiares dos formandos. A cerimônia também marcou, de forma simbólica, a mudança de comando da instituição.
A governadora destacou o impacto do novo efetivo dentro do programa estadual. “Através do Juntos pela Segurança temos investido no fortalecimento das nossas forças operacionais. Hoje é dia de celebrar a formatura da Polícia Civil do nosso Estado. São homens e mulheres dedicados que atuarão em todas as regiões de Pernambuco, com o objetivo de fortalecer o trabalho da polícia judiciária. Eles se somam a mais de 2.200 policiais militares que já estão nas ruas, aos bombeiros militares, e integram o grande concurso público que realizamos, e que até abril do próximo ano, serão nomeados mais de sete mil novos profissionais da segurança pública em Pernambuco”, afirmou.
Novo comando da Polícia Civil
Os formandos concluíram o Curso de Formação Profissional da Escola Superior de Polícia Civil (Acadepol), iniciado em maio deste ano. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, reforçou a centralidade da ética na atuação policial. “Escrevam a história da vida de vocês na Polícia Civil de Pernambuco com ética, respeito aos direitos humanos e a certeza de que, ao colocarem a cabeça no travesseiro, fizeram tudo que podiam da melhor forma possível”, declarou.
O delegado-geral Felipe Monteiro, que assumiu o comando da instituição durante a cerimônia, ressaltou a relevância do momento para o Estado. “É um dia de festa. Esses policiais chegam em um momento extremamente positivo, com redução nos principais indicadores de criminalidade, o que é bom tanto para eles quanto para Pernambuco”, disse.
O delegado Renato Rocha se despediu da função, agradecendo pelo período à frente da corporação, enquanto Monteiro assumiu a missão de continuar o trabalho de gestão e investigação.
Depoimentos e perspectivas
Entre os formandos, o primeiro colocado no curso de formação para delegado, Renato da Silva Queiroz, natural de Garanhuns, avaliou o momento como decisivo na trajetória profissional. “Hoje é um dia de extrema felicidade, a realização de um sonho construído ao longo de anos de estudo. Estou imensamente feliz por ter sido aprovado no concurso para delegado do meu Estado e por poder servir à população pernambucana”, destacou.
O programa Juntos pela Segurança prevê a entrada de mais de 7 mil novos profissionais nas forças de segurança até 2026, incluindo policiais militares, civis, científicos e bombeiros. O investimento ultrapassa R$ 1 bilhão.
Parlamentares acompanharam a solenidade. O deputado estadual João de Nadegi afirmou: “Nossos índices de violência já vêm diminuindo muito. Tenho certeza que o Estado vai ter mais profissionais preparados e equipados para poder combater junto conosco a violência”. O deputado Joel da Harpa destacou a importância da formatura. “Considero este um dia de celebração para os formandos, para seus familiares e também para toda a sociedade”. Já o deputado Antônio Moraes ressaltou: “Esse é um governo que tem investido em todas as áreas. Mas, principalmente, na segurança pública”.
Veja também:
Pernambuco nomeia 717 novos servidores para a Polícia Civil, PGE e Secretaria de Educação

