A 23ª edição da Missa do Vaqueiro de Canhotinho será realizada neste fim de semana, dias 13 e 14 de setembro, e deve reunir lideranças políticas estaduais. No domingo (14), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), marcará presença no evento, em agenda pelo interior que reforça sua condição de pré-candidato ao Governo de Pernambuco em 2026.
Também confirmaram participação o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ex-prefeito de Petrolina e presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, ambos apontados como possíveis pré-candidatos ao Senado em 2026.
As lideranças serão recebidas pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), pela prefeita de Canhotinho, Sandra Paes (Republicanos), e pelo pré-candidato a deputado federal Gabriel Porto (PSDB). Ex-prefeito do município, Álvaro Porto é o idealizador da celebração, realizada pela prefeitura com apoio do mandato parlamentar.
Na avaliação do deputado, a missa se consolidou como espaço de encontro político e de preservação cultural. “Como em outros anos, receberemos colegas deputados que irão até Canhotinho celebrar a cultura e a fé junto com nosso povo. Este ano o prefeito do Recife aceitou nosso convite e será uma honra para o município e para a região contar com a presença de João Campos no evento”, afirmou.
“Temos certeza que o prefeito do Recife, o ministro Silvio Costa Filho e Miguel Coelho vão se sentir em casa, podendo conhecer de perto a festa que se tornou tradição e orgulho do Agreste”, acrescentou o parlamentar.
Programação da missa em Canhotinho
A programação oficial começa no sábado (13) com competições de pega de boi. No domingo (14), acontece a tradicional cavalgada que antecede a missa, saindo pela manhã do distrito de Olho D’Água. O cortejo percorre seis quilômetros até o centro da cidade e deve reunir cerca de 5 mil cavaleiros e vaqueiros de Canhotinho e municípios vizinhos.
A missa será celebrada no final da tarde, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, e contará com shows musicais na sequência, incluindo apresentações de Priscila Sena, Tarcísio do Acordeon, Michelle Andrade, Taty Girl, Lucas Aboiador, Ermandinho Vaqueiro, Matheus Moraes e Fabinho Testado.
Consolidação como patrimônio cultural
Incluída no Calendário Oficial de Eventos de Pernambuco desde 2010, por lei de autoria do ex-deputado Eduardo Porto, a missa é considerada um dos principais eventos culturais e religiosos do Agreste Meridional.
A prefeita Sandra Paes destacou o papel da festa na valorização das tradições locais. “Reunimos pessoas que buscam renovar a fé, mas que também querem se divertir e preservar tradições”, afirmou.
Para ela, a participação de lideranças estaduais reforça o alcance da celebração. “Receber visitantes, deputados e gestores de outros municípios, este ano, inclusive, o prefeito da capital, é uma grande satisfação para todos os canhotinhenses. Só demonstra o quanto o evento está consolidado”, completou.
Veja também:
Sandra Paes reitera compromissos e garante ampliação de conquistas em Canhotinho