Um evento animado, com muito frevo no pé. O concurso para eleição do Rei e da Rainha do Carnaval da Pessoa com Deficiência 2025 foi realizado junto ao Carnaval do Projeto Praia sem Barreiras, na manhã deste sábado (22), na praia de Boa Viagem, próximo ao posto 7. Nesta 4° edição, os oito candidatos e as 11 candidatas foram da área da deficiência intelectual.
O novo Rei é Ivan Soares, de 51 anos e a nova Rainha, Edilene Ferreira, de 31 anos. Cada uma das majestades levou um prêmio de R$ 5 mil.
Rainha diz que adora dançar
“Estou muito feliz, eu adoro dançar”, comentou a Rainha logo após a coroação. “Está tudo muito bonito e organizado”, disse o Rei, comemorando.
Os Clássicos do frevo com as orquestras Luzes da Folia e Som de Pernambuco, banho de mar assistido e um café da manhã reforçado também fizeram parte do cenário do Carnaval do Praia sem Barreiras 2025. O evento, gratuito e aberto ao público, é promovido pela Gerência da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, da Prefeitura do Recife, desde 2014.
“Neste ano, a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife está trazendo para as ruas, para Folia de Momo, a temática do Carnaval de Direitos. O que a gente quer é mostrar que a nossa cidade está preparada para todos e todas. Um carnaval tão democrático também é o carnaval da acessibilidade”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho. “O 4º Concurso para Eleição do Rei e da Rainha do Carnaval da Pessoa com Deficiência foi realizado, de forma inédita, junto com o Carnaval do Praia sem Barreiras, que é um projeto tão importante e que oferece acessibilidade para que as pessoas possam aproveitar a praia no seu momento de lazer”, concluiu.

“Nesse evento, celebramos a inclusão, a cultura e a alegria contagiante do Carnaval. O Praia sem Barreiras nos enche de orgulho e, por meio dele, reafirmamos o nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Adriane Mendes, gerente de Governança Social e Ambiental da Uninassau, parceira da Prefeitura na execução do Praia sem Barreiras.
Além do secretário Marco Aurélio Filho, estiveram entre os jurados do concurso: a cantora Nega do Babado, o gerente de Inovação Turística da Secretaria de Turismo e lazer do Recife, Bráulio Moura; Helder Novaes, representante da Fundação de Cultura Cidade do Recife e Cibelle Dantas, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife
O Praia sem Barreiras consiste no banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida com o uso de cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis para garantir o acesso à faixa de areia e ao mar. Não precisa de agendamento prévio para participar da ação, basta comparecer ao local. É importante ressaltar que a atividade também pode ser suspensa em caso de grande volume de chuva ou de maré alta. O horário é das 8h às 13h, e ocorre às sextas, sábados, domingos e feriados na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso. A Prefeitura do Recife, em parceria com a Uninassau e a Empetur, realizam o projeto.
Veja também: