Primeiro-secretário, o vereador Eriberto Rafael não economiza elogios ao desempenho do prefeito e candidato à reeleição João Campos. De acordo com ele, o gestor recifense tem feito um mandato de entregas à população. Também destacou que o prefeito é aberto ao diálogo, por isso acredita que chegará a um entendimento com o PT e a Federação da qual a legenda faz parte junto com o PCdoB e PV na definição do nome do seu vice nas eleições de outubro..
“Tenho certeza de que ele vai conseguir dialogar francamente com o PT e construir a melhor saída (na composição da chapa) para o Recife. A gente tem que pensar de maneira que tem uma frente dentro da frente. A gente tem ótimos nomes para representar. O PV apresentou nomes, o PCdoB apresentou nomes, o PT apresentou nomes. O próprio PSB teria diversos nomes que poderiam ser vice também”, elencou o vereador.
Ele acrescentou que acredita que, no final das negociações sobre a composição da chapa, o prefeito vai apresentar uma solução que todas as legendas se sintam contempladas.
“A gente tá vendo a condução do prefeito. A gente sabe que essa condução perpassa por uma habilidade política, com um diálogo franco. Eu tenho certeza que ele vai ter a condição de maneira fazer com que o PT o PCdoB e o PV se sintam contemplados dentro dessa chapa. Não só é a Federação, mais o MDB e todos os outros partidos que compõem a nossa frente”, colocou Eriberto.
Destacando que a Câmara tem trabalhado em sintonia com o prefeito João Campos, ele rejeita que a Câmara seja uma espécie de apêndice do Executivo.
“Aqui na Câmara existe independência dos Poderes, sim. O presidente Romerinho (Jatobá) tem feito uma condução que mostra isso de maneira clara. A gente vê respeitado nos espaços de diálogo, mas o poder é harmônico. Eu acho que isso é bastante salutar de se ressaltar”, avaliou o vereador.
Eriberto critica embate
E, num momento em que o Governo do Estado e Assembleia legislativa batem cabeça nas relações institucionais, afirma que só quem prede com o embate é a população.
“(É preciso) ressaltar a importância desse diálogo entre os poderes para o bem comum que a população. Enquanto o poder ficar discutindo quem pode mais, a população sai perdendo. Então, aqui no Recife, o prefeito sempre prezou pelo diálogo e a Câmara também.”
Eriberto também destaca o trabalho realizado pela Câmara de Vereadores, que, afirma, não sofrerá paralisação durante a campanha.
“O trabalho tem fluído bem. Tivemos recorde na votação de proposições. Agora, até o final do ano tem matérias que precisam ser analisadas. O orçamento, por exemplo, a gente tem que sentar para discutir, tem que se debruçar sobre ele. Tem prazo para votar, até setembro. Tem projetos do Executivo. O trabalho não vai parar durante as eleições”, destacou o vereador.
Recém-filiado ao PSB, ele avalia que a legenda fará uma boa bancada nas eleições de outubro, apesar de apresentar ao menos 20 nomes com chances de conquistar uma cadeira na Câmara do Recife.
“A gente tem agora, se não me falhe a memória, 16 vereadores de mandato filiados ao PSB. A gente acredita que possa fazer entre 14 e 15 vereadores. A gente tem aí no partido vereadores que tiveram votação bastante expressiva. Os vereadores ficam ali vieram agora para o PSB. Então a gente tem uma representatividade muito boa. O chapa é muito forte e vai ganhar uma quantidade grande de vagas”, calculou o vereador Eriberto Rafael.
Veja também:
Eriberto Medeiros e Eriberto Rafael asseguram mais de R$ 12 milhões em emendas para o Recife