Mano Medeiros participa do 1º Simulado de Desastres realizado pela Defesa Civil do Estado e Prefeitura do Jaboatão, em Jardim Monte Verde

Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (17), Forças de Segurança do Estado e da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes ocuparam uma área em Jardim Monte Verde. O 1º Simulado de Desastres realizado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) e Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado, em cooperação com a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes foi realizado nesta sexta (17). As primeiras ações começaram por volta das 06h, com a chegada das equipes participantes ao terreno em Jardim Monte Verde, onde foi simulado um deslizamento de barreira com feridos e utilização de cães de busca.


O resgate, assistência social, transporte de vítimas, abrigamento e segurança da área foram realizados por mais de 600 profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), Defesa Civil do Estado, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Polícia Militar (PMPE), Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes, SAMU e Guarda Municipal.


A simulação, pioneira no Nordeste, teve o objetivo de treinar as equipes e aperfeiçoar os protocolos de planos de contingência das equipes. A ação estabeleceu o plano tático para a atuação em desastre geológico/geotécnico, de acordo com o plano de contingência municipal e com as normas operacionais do CBMPE.


O prefeito Mano Medeiros esteve na área do simulado acompanhado de secretários e assessores.

“Essa parceria tem uma importância fundamental no treinamento das equipes e no aperfeiçoamento dos protocolos. Nosso pessoal participou ativamente em todas as fases da simulação para garantir que, se necessário, tenham plenas condições de colocar em prática tudo que foi apresentado”, disse Mano.


O secretário de Defesa Civil do Jaboatão, coronel Elton Moura, acompanhou todas as etapas e coordenou as equipes do município durante o simulado. “É muito importante esse trabalho de simulação de desastres integrado com a Defesa Civil do Estado e outras forças que atuam em situações de deslizamentos. A ideia é aperfeiçoar as técnicas empregadas e reduzir o tempo de resposta das ocorrências”, afirmou Coronel Elton.


Para a simulação foram estabelecidos 23 pontos de riscos, 09 rotas de fugas, um abrigo e cinco vítimas. A Prefeitura do Jaboatão participou com equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, SAMU, Saúde e Assistência Social. Representantes da Defesa Civil de 16 municípios do Estado participaram como espectadores do simulado.

Foto: Chico Bezerra/PJG

Veja também:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp