Teresa Leitão: “Governo Lula não tem medido esforços (sobre Rio Grande do Sul)”

Teresa Letão destacou o empenho do presidente Lula na questão do Rio Grande do Sul

A agilidade e o empenho do governo federal no socorro ao estado e à população do Rio Grande do Sul foram destacados no Senado nesta quarta, em pronunciamento da senadora Teresa Leitão (PT-PE). A parlamentar anunciou dados atualizados da Defesa Civil sobre os efeitos da tragédia climática no estado, se solidarizou com o povo que tem sofrido tantas perdas, e vaticinou: “é preciso recomeçar”.

No discurso em plenário, a senadora lembrou que o presidente Lula estava no Rio Grande do Sul (a terceira visita desde o início da enchente) para anunciar novas medidas.

“Lula tem dito ao governador Eduardo Leite e a toda a população gaúcha que o Governo Federal não vai deixar de ajudar o povo do Rio Grande do Sul”. E arrematou: “ O Governo não tem medido esforços”.

Foi anunciada a destinação de mais de R$ 60 bilhões em resposta à catástrofe climática causada pelos temporais. “Também foram anunciadas medidas de apoio à segurança alimentar, abrigo e serviços de saúde primária, especializada e epidemiológica. Além de viabilizar parcelas extras do seguro-desemprego e do Sistema Único de Assistência Social”, enumerou.

Teresa e as ações do Governo

Entre as novas ações, destacadas por Teresa, estão o “vale reconstrução”, via pix, auxílio financeiro de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas, e a suspensão da cobrança da dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos, com taxa de juros zerada. Além disso, uma força-tarefa federal está atuando no socorro à população.

Teresa Leitão expressou preocupação com as perdas – de vidas, de bens, de segurança – enfrentadas agora por milhares de famílias gaúchas. Outra preocupação é a disseminação de fake news relacionadas à tragédia. Ela conclamou a identificação, processamento e punição dos responsáveis por espalhar informações falsas, que atrapalham o socorro e a adoção de medidas efetivas.

Veja também:

Teresa Leitão destaca lei que privilegia blocos de rua

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp