IR: Recife usa Whatsapp para estimular doações em benefício de crianças, adolescentes e idosos

Prefeitura do Recife usará WhatsApp para que pessoas usem IR em ações sociais

Utilizar o Impporto de Renda ( IR ) para ajudar as instituições recifenses que prestam assistência social voltadas para pessoas idosas e para crianças e adolescentes pode ser mais simples do que se imagina. A Prefeitura do Recife faz uso da tecnologia com informações valiosas sobre como doar o valor do IR para esses dois grupos, que muitas vezes vivem em situação de vulnerabilidade.

O passo a passo de como destinar o valor vai pelo WhatsApp oficial da prefeitura e as mensagens começaram a ser enviadas nesta quarta-feira (8/5).

É possível doar até 6% do IR devido. Deste total, o cidadão pode escolher destinar até 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e até 3% para o Fundo da Pessoa Idosa. Estes fundos têm a responsabilidade de repassar os recursos para instituições que oferecem apoio a crianças e adolescentes, ou para entidades que prestam assistência a idosos na nossa cidade.

O valor máximo a ser doado já vem calculado automaticamente dentro do formulário de declaração do IR.

Como fazer a doação do IR

Vá para a declaração do seu IR e selecione a opção “Pagamentos”. Depois, clique no símbolo do “mais”, para adicionar um novo pagamento, que será a doação e selecione a opção “Doações Diretamente na Declaração”.

Lembre-se que a modalidade de declaração tem que ser a completa, aí você verá o valor total disponível para a doação, que equivale ao teto de 6% do seu IR. Escolha qual o Fundo que você quer contemplar, lembrando que podem ser os dois.

Para garantir que esse recurso fique no Recife e seja aplicado nas instituições da nossa cidade, escolha a opção “Doações aos Fundos Municipais”, depois selecione a unidade federativa, no campo “UF”, e escolha o estado de Pernambuco. Agora você deve ir no campo “Município” e escolher “Recife”.

Quando você finalizar a declaração do IR, não se esqueça de pagar o boleto de cada doação realizada. É só clicar no botão “Consultar Débitos, Emitir Darfs e Alterar Quotas”. Na seção “Demais débitos da declaração”, vão aparecer as doações que você escolheu. Clique no símbolo da impressora para emitir o boleto e realize o pagamento dentro do prazo.

No Recife, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir) aplicará o recurso para construção de um Centro de Convivência do Idoso. Já o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) aplicará em favor das ONGS que atuam na proteção de crianças e adolescentes.

Veja também:

Recife dá posse ao Comitê de Crianças, com 13 pessoas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp