Elias destaca queda histórica na taxa de desemprego no Brasil, de 7,9%

Elias Gomes destaca os feitos do Governo Lula Foto Divulgação

Ex-prefeito e pré-candidato do PT à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes destacou, há pouco, na manhã desta quarta-feira (1º), no Dia do Trabalhador, a queda de 7,9% na taxa de desocupação no país. O índice é o menor em 10 anos para o primeiro trimestre, tendo ficado abaixo da expectativa do mercado, que calculava um percentual de 8,1% para o período.

Elias observou que o resultado positivo tem sido mantido e citou que houve alta de 0,5% na comparação com o último trimestre de 2023. Ex-gestor da segunda maior cidade do estado, o petista criticou a atual gestão por ter isolado o município por razões meramente ideológicas e reafirmou a necessidade de buscar parcerias com os governos estadual e federal, bem como com instituições financeiras e o setor privado.

“Jaboatão não é uma ilha. Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregos) relativos ao ano de 2023 apontaram que a cidade, que detém o segundo maior PIB de Pernambuco, caiu no ranking e perdeu espaço para municípios como Ipojuca e Caruaru em relação à criação de novos postos de trabalho. Defendemos a parceria com outras instâncias como forma de buscar novos investimentos e garantir recursos para formação de mão de obra qualificada e oferta de novas vagas para a população”, pontuou o ex-prefeito.

Elias em Brasília

Esta semana, o ex-prefeito esteve em Brasília e, entre as agendas na Capital Federa, participou de uma reunião com representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, ocasião na qual apresentou à pasta um documento contendo uma análise da atual situação do país no setor e propostas para a prevenção e o enfrentamento à criminalidade nos municípios brasileiros. A reunião foi intermediada e contou com a participação do senador Humberto Costa (PT).

A defesa de um pacto nacional que inclua as prefeituras no debate sobre a segurança pública foi, inclusive, uma das pautas que norteou a conversa entre Elias e Lula (PT) durante a visita do presidente da República a Pernambuco no início do ano.

À época, Elias entregou a Lula uma carta com uma profunda análise das políticas públicas nacionais e demonstrou preocupação com a escalada da violência no Jaboatão dos Guararapes, segunda cidade com o maior número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CLVIs) no estado, segundo dados atualizados da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Conferências municipais

Elias defende, entre outros pontos, a realização de conferências municipais nas 5.565 cidades do país, bem como nos 26 estados e no Distrito Federal, resultando em um grande encontro a nível nacional com o objetivo de promover a paz social pela segurança da população brasileira a partir do que preconiza a lei que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

“Tive a oportunidade de conversar com assessores do ministro Ricardo Lewandowski, quando apresentei sugestões ancoradas em análises minuciosas com base em experiências exitosas mundo afora, a exemplo da cidade de Medellín, na Colômbia. É o que pretendo pôr em prática no Jaboatão a partir de 2025, um grande pacto pela segurança entre o município e os demais entes federativos. É pensando ‘fora da caixinha’ que vamos enfrentar esse desafio”, defendeu Elias.

Foto: Divulgação

Veja também:

João Campos anuncia apoio do PSB a Elias Gomes em Jaboatão

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp