Jarbas Filho pede que Governo incentive a produção da banana na Mata Norte

Através de uma indicação feita ao Governo de Pernambuco, o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) solicitou que sejam executadas ações que incentivem a produção da banana na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Segundo o parlamentar, a agricultura familiar da região tem necessitado de iniciativas que combatam ao Mal da Sigatoka-negra da bananeira, além do estímulo para a expansão do cultivo na região.

Em Pernambuco, a bananicultura desponta como uma atividade do subsetor lavouras que responde por mais de 6% da área total efetivamente cultivada no estado, gerando um valor de produção estimado de R$ 700 milhões (2024), equivalente a mais de 8% de tudo que o subsetor produz. Tratando-se de valores, a banana aparece na terceira posição, perdendo apenas para a cana-de-açúcar e a uva.

“A Zona da Mata Norte tem sua importância na produção da banana em Pernambuco. Só no município de Machados, temos a produção de 7.500kg/ha, equivalente a uma inferioridade de 48% quando comparamos à média do estado, o que justifica a intervenção com a finalidade de mudar o quadro de fragilidades dos pequenos bananicultores”, explicou o deputado.

Em sua indicação, Jarbas Filho enfatiza a necessidade da execução de ações como a incorporação de resultados de pesquisas, melhoria da assistência técnica, combate e convivência com o Mal da Sigatoka-negra. Além da irrigação, melhoramento genético, crédito rural orientado e a atenção com a comercialização da banana.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp