Festival da Macaxeira do Jaboatão fortalece a agricultura familiar

A primeira edição do Festival da Macaxeira, realizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Sebrae e o Conselho Rural do município, foi um grande sucesso. Onze toneladas de macaxeira e diversas comidas derivadas dela foram comercializadas pelos agricultores participantes do evento realizado no Jaboatão Centro, que se surpreenderam com os resultados e já fazem planos para o próximo festival.

Bolos, caldinhos, picolé, bobó de camarão, brigadeiro e diversos outros doces e salgados, além da macaxeira in natura, fizeram parte do cardápio apresentado.

O prefeito Mano Medieiros e a primeira-dama, Andrea Medeiros, estiveram presentes nos dois dias do evento, realizado a pedido dos agricultores.

“Eu sabia que seria um sucesso, mas o resultado nos surpreendeu. Os agricultores familiares conseguiram fazer uma renda extra e, sobretudo, mostrar o valor da agricultura familiar para a população, que abraçou a causa. Muitas pessoas falaram com a gente pessoalmente sobre o quanto gostaram de tudo e o festival entrará, certamente, no calendário de eventos municipal”, afirmou Mano.

Além das barracas com a venda de produtos, o festival foi animado por trios de forró pé-de-serra e ofereceu outras oportunidades de aprendizagem aos agricultores, com palestras em stand climatizado, abordando temas sobre cultivo, adubação orgânica, doenças comuns no cultivo da macaxeira e orientações sobre esse negócio que é a agricultura familiar.

Jaboatão Rural

O programa Jaboatão Rural estimula a produção mais sustentável, visando minimizar o impacto da atividade agrícola no meio ambiente e, ao mesmo tempo  contribuir para a produção de alimentos mais saudáveis e aumento da renda familiar, com a redução dos custos de insumos e aumento da produtividade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp