Fundador do Grupo Mateus vira Cidadão Recifense nesta quinta-feira

Natural de Imperatriz, interior do Maranhão, Ilson Mateus Rodrigues, fundador do Grupo Mateus, será homenageado nesta quinta-feira (18) na Câmara Municipal do Recife. A partir de uma proposição do vereador Luiz Eustáquio, ele se tornará Cidadão Recifense e receberá a Medalha do Mérito José Mariano.

Hoje com 61 anos, Ilson tornou-se um dos maiores empresários do Brasil. Até transformar uma mercearia de 50m² na terceira maior empresa de varejo alimentar do país, ele trabalhou como engraxate aos 7 anos de idade; aos 16 teve a carteira assinada como torneiro mecânico.

Já adulto, trabalhou em uma fábrica de refrigerante e, quando tentou montar o próprio negócio, faliu por duas vezes. Persistente, arriscou a vida no garimpo. O pouco que juntou à época, aventurou montar um pequeno comércio em Balsas, cidade do Maranhão que despontava com o agronegócio. Isto em pleno Plano Cruzado.

Aprendizado

Dos tempos de dificuldade, Ilson Mateus acumulou aprendizados e enxergou oportunidades ao longo de sua caminhada empresarial vindo a expandir os negócios para o Norte e Nordeste.

Hoje, o Grupo Mateus está presente em 113 cidades; possui mais de 200 lojas entre varejo, atacado e eletro. Soma mais de 60 mil colaboradores e acumula um faturamento bruto de R$ 30,2 bilhões (2023).

Há três anos a companhia abriu capital e avançou por novos estados do Nordeste, entre eles Pernambuco. Iniciando sua atuação no estado por Petrolina, o Grupo já inaugurou outras 9 unidades em menos de 2 anos. Já são mais de 3 mil empregos diretos, metade deles gerados no Recife. Um processo seletivo para contratação de mão-de-obra local está aberto e deve ampliar ainda mais a contribuição socioeconômica da empresa no município.

“Essa é uma das nossas principais missões, gerar oportunidade de emprego e renda. Fomos recebidos com muito carinho pelos pernambucanos. E em Recife, fizemos questão de chegar enaltecendo, merecidamente, a identidade de um povo trabalhador, de cultura forte”, ressaltou Ilson Mateus.

E pela relevância social da companhia para o município, a Câmara Municipal do Recife concederá ao fundador do Grupo Mateus, o Título de Cidadão e a Medalha de Mérito José Mariano por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio nesta quinta-feira, 18, às 10h.

“É motivo de orgulho o reconhecimento do povo recifense. Sou imensamente grato pela acolhida dos fornecedores locais, confiança dos nossos clientes e pela dedicação de todos os colaboradores que estão junto conosco batalhando pelo fortalecimento da empresa no Recife”, enfatizou Ilson Mateus.

Sobre o Grupo Mateus

Presente em 113 cidades, atualmente, o Grupo Mateus possui 261 lojas em operação, sendo 73 lojas de Varejo, 82 Atacarejos e 106 Eletros. Por estado, são 133 lojas no Maranhão, 74 no Pará, 12 no Piauí, 11 no Ceará, 8 na Paraíba, 7 na Bahia, 10 no Pernambuco, 4 em Alagoas e 2 em Sergipe.

Atualmente, o Grupo Mateus é a terceira maior empresa de varejo alimentar do Brasil e a maior do Norte/Nordeste, empregando mais de 60 mil colaboradores nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Alagoas. A marca Mateus está presente nos setores de varejo, atacarejo, eletrodomésticos, indústria de panificação, central de fatiamento e porcionamento.

Serviço

O que: Concessão Título Cidadão do Recife e Medalha de Mérito José Mariano ao empresário Ilson Mateus, fundador do Grupo Mateus.

Quando: 18 de abril, quinta-feira, 10h

Local: Câmara Municipal do Recife

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp