Comissão da Alepe realiza audiência para debater situação dos presídios

A Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular (CCDHPP), em parceria com o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, promove uma audiência pública nesta quinta-feira (18), às 14h30 , na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, no Auditório Senador Sérgio Guerra. O encontro tem como tema A situação das unidades de privação de liberdade no Estado de Pernambuco e é fruto da atuação conjunta entre as instituições, que vêm realizando uma missão de fiscalização nas unidades do estado, desde a última segunda-feira. A missão visitou as unidades de Buíque, Caruaru e Abreu e Lima.


Desde o desmantelamento do Mecanismo Estadual de Combate a Tortura, que ocorreu no primeiro mês do mandato da Governadora Raquel Lyra, o sistema prisional de Pernambuco está em condições cada vez mais precárias e, até hoje, o Mecanismo segue paralisado. Isso se reflete nas condições degradantes e subumanas em que as pessoas privadas de liberdade são mantidas nos presídios do estado, gerando uma situação de grave violação de direitos e dificultando ainda mais as possibilidades de ressocialização.


É importante destacar que uma das principais lutas da Comissão, liderada pela deputada Dani Portela, tem sido contra o esvaziamento das políticas de direitos humanos no estado de Pernambuco.

“Essa luta é travada todos os dias para dar condições de vida dignas para toda a população do estado e principalmente as marginalizadas, oprimidas e fragilizadas pelas políticas de segurança truculentas. Precisamos travar essa batalha contra o sucateamento do sistema prisional no estado e contra o esvaziamento das pautas sobre direitos humanos, tendo em vista que é missão da Comissão contribuir para a garantia dos direitos de toda a população pernambucana”, afirma a Dani Portela.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp