Ao celebrar os 189 anos da Alepe, Álvaro Porto destaca independência da Casa

A Assembleia Legislativa de Pernambuco comemorou os 189 anos com uma sessão solene, no Auditório Sérgio Guerra. Na ocasião, o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto, ressaltou memórias e conquistas da rica trajetória do Legislativo estadual e enfatizou que a autonomia que vem sendo consolidada no presente é um dos pilares mais fortes para a construção do futuro da Alepe.

“O capítulo do presente, assim como no passado, vem sendo escrito com o comprometimento e dedicação de cada deputada e deputado da atual legislatura. É assim, cientes da responsabilidade e do compromisso com nossos mandatos, que celebramos o ontem, mas festejamos também o hoje, comemorando, entre outros avanços, o fortalecimento da independência da Casa” disse Álvaro Porto.

No discurso, o deputado afirmou que esta independência resulta do trabalho coletivo dos parlamentares que têm se pautado pelo diálogo e buscado a prevalência do entendimento. “Neste sentido, é importante destacar que o esforço de cada parlamentar tem possibilitado a Assembleia se manter vigilante ao compromisso de contribuir para uma sociedade mais justa e solidária, valorizando a cidadania e a democracia”.

Porto observou ainda que os valores construídos pelos parlamentares do  passado permanecem guiando a atuação do Legislativo pernambucano.

“A Alepe segue sendo uma instituição que, além de legislar e fiscalizar, acolhe anseios, assegura direitos e, acima de tudo, garante conquistas à população pernambucana”, frisou Álvaro Porto.

Líder da oposição, a deputada Dani Portela também reforçou o caráter de independência conquistado pela Casa e a importância do Legislativo para o fortalecimento da democracia.

“O parlamento é o órgão que tem essa tarefa de conciliação com os demais poderes que, como bem sabemos, são harmônicos entre si, mas que devem atuar de maneira independente”, disse Dani Portela.

O vice-líder do governo, Joãozinho Tenório enfatizou que as instituições podem atuar juntas em prol da população.

“É necessário afirmarmos o compromisso com um diálogo aberto e em conjunto, não apenas entre nós, parlamentares, mas com todos os poderes e entes federativos”, destacou Joãozinho Tenório.

Diálogo

Representando os funcionários da Alepe, o presidente do Sindilegis-PE, Ítalo Lopes, reiterou como “o espírito democrático deve nortear” o diálogo entre o parlamento e as categorias representadas pela entidade sindical.

Durante a cerimônia foi lançado, em parceria com os Correios, o selo alusivo aos 189 anos da Alepe. Com arte confeccionada pelo designer e artista visual pernambucano Terciano Torres, o postal marca a instalação da Assembleia Legislativa de Pernambuco, no dia 1º de abril de 1835.

Presenças

Prestigiaram também o evento os deputados Rodrigo Farias, Cleiton Collins, Édson Vieira, Simone Santana, Henrique Queiroz Filho, Rosa Amorim, Mário Ricardo e Cleber Chaparral. De outros poderes e instituições, compareceram o vice-presidente do TJPE, desembargador Fausto Campos; o procurador-geral de Justiça do MPPE, Marcos Antônio Matos de Carvalho; o coronel do Exército Carlos Frederico de Azevedo Pires; e a major da Aeronáutica Fernanda Carvalho de Oliveira.

Foto: Nando Chiapetta/Alepe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp