Prefeitura de Igarassu amplia iluminação em LED

A primeira cidade 100% em iluminação pública em LED de Pernambuco, com o projeto Igarassu “Cidade Luz”, intensifica a ampliação do parque de iluminação pública com o programa Reluz da prefeitura através da Secretaria da Cidade.  

Os serviços chegaram em vários locais, como parte da PE-35 e comunidades com complemento e melhorias na rede de Iluminação Pública (IP). O projeto também vai contemplar as melhorias necessárias da BR-101 Norte, que corta a cidade, na PE-14, conectando-se ao litoral da cidade, além de parte da PE-41, zona rural, ilhota Coroa do Avião, residenciais e loteamentos que necessitam de reforço na iluminação, ofertando segurança, qualidade de vida e tecnologia.

As luminárias em LED, além da segurança, são beneficiais para todos os setores, inclusive para o empreendedorismo em Igarassu, ajudando na mobilidade aos clientes de cada região.  

Redução da taxa

A gestão afirma que a economia gerada com a modernização da iluminação pública proporcionou o autossustento do programa, ou seja, os custos com a Neoenergia, com a implantação e com a manutenção, além de proporcionar, mediante lei, uma redução na taxa de Iluminação pública de 30% para os munícipes e empresas, permitindo o fortalecimento da economia familiar e fomento na economia de toda cadeia produtiva.

Com a modernização os resíduos retirados, como resíduos sólidos, metais pesados, vapores, vidros, materiais nocivos ao meio ambiente, previsto na Lei Federal n.º 9.605 de 12/02/2015 (crimes ambientais), foram devidamente descartados conforme certificado de descarte e relatório fotográfico, encaminhados aos órgãos de controle e a Câmara municipal.

O cronograma segue proporcionando bem-estar para a população e entrou na fase de parceria com o “Programa Craque só se for de bola” da prefeitura. A ação já iluminou dez campos de futebol, o Ginásio Jota Raposo, três campos de vôlei de areia, praças e quadras esportivas em alguns bairros, com instalação de mais de 200 refletores em LED.

Pioneirismo

Igarassu foi pioneiro, tornou-se referência de solução sustentável, de economia e engenharia, atraindo as atenções de várias cidades em Pernambuco e de outros estados. O projeto “Cidade Luz” foi recentemente premiado no Porto Digital pelos resultados obtidos, com um retorno do investimento em curto tempo, pois é um programa que se paga com a economia gerada, podendo investir na ampliação do programa “Reluz”.

Foto: Ivonildo Pedro

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp