Uma atividade de extrema relevância pela importância do tema. A Prefeitura do Paulista realizou a cerimônia final de apresentações do Prêmio “Maria da Penha vai à Escola”. O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). O concurso, que é uma iniciativa da Secretaria Executiva da Mulher do município, tem como objetivo ampliar a participação das escolas da rede municipal na construção de uma sociedade melhor, justa e que cultua o respeito, igualdade e paz entre as pessoas.
A mesa da solenidade foi composta pelo prefeito Yves Ribeiro; pela secretária de Educação do Paulista, Kátia Clemente; pela secretária executiva da Mulher, Bianca Pinho Alves; pela delegada da Mulher do Paulista, Talita Zucchi Rattes; e pela gestora do Departamento de Polícia da Mulher do Estado de Pernambuco, Fabiana Leandro.
Apresentações
O evento contou com a presença dos estudantes e professores finalistas das Escolas Municipais Irmã Assunta, Manoel Gonçalves, Miguel Arraes, Maria Conceição da Paz, Gelda Amorim, Terezinha Camarotti, Mata do Ronca, Comendador Arthur Lundgren e Rosa Amélia, que interpretaram suas apresentações durante o evento.
“É uma alegria imensa a gente poder trabalhar com as crianças e adolescentes esse tema que é tão difícil, mas que estamos na luta para a construção de uma sociedade melhor. E só através da educação podemos mudar essa realidade e enfrentar a violência contra as mulheres, substituindo a nossa cultura hoje machista, por uma cultura de paz, de respeito e dando a essas meninas que aqui estão a condição de escolha e de viver os seus sonhos”, destacou a secretária executiva da Mulher, Bianca Pinho Alves.
A ação contou com a participação de mais de 20 escolas, que trabalharam o projeto ao longo do ano letivo de 2023. O concurso se dividiu nas categorias coletivas, com a competição das apresentações culturais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. E nas categorias individuais, com a competição de trabalhos de redação para os estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já os docentes, concorreram através de artigo científico, relato de experiência e projeto de trabalho.
Confira o resultado do concurso:
1º lugar na categoria cultural da Educação Infantil: Escola Irmã Assunta
1º lugar na categoria Ensino Fundamental: Escola Manoel Gonçalves
Redação:
1º lugar: Escola Gelda Amorim – aluno: Andrew Lestat
2º lugar: Escola Terezinha Camarotti – aluno: Milena Soares da Silva
Relato de Experiência:
1º lugar: Escola Manoel Gonçalves – Marilene Sampaio da Cruz Nunes
2º lugar: Escola Municipal Gelda Amorim – Edenilza Souza
Artigo científico:
1º lugar: Escola Miguel Arraes – Maycon Sales
2º lugar: Escola Maria da Conceição da Paz – Gabriela Layme
Projeto de trabalho:
1º lugar: Escola Mata do Ronca – Danielle/ Helen
Escola Amiga da Mulher:
Escola Manoel Gonçalves