Num Carnaval de números superlativos, o prefeito João Campos afirmou, na manhã desta quarta-feira (14) de cinzas, que a festa de 2025 continuará com um dia a mais de folia e que isso veio para ficar. Prudente, o gestor fez questão de acrescentar, no entanto, que deixará tudo pronto para quem vencer a eleição colocar em prática. Apontado como favorito para a disputa o prefeito repetiu por duas vezes a informação.
“Será estendido também. A gente vai deixar tudo estruturado. Tudo montado para ter essa extensão no ano que vem. Naturalmente após as eleições, quem venha a ganhar a eleição vai poder tomar decisão. A nossa gestão vai deixar, entendendo que é um legado, né? O Carnaval do Recife pertence à cidade e essas conquistas também, na nossa visão, deve pertencer à cidade. Não conquista de uma gestão, mas a cidade conquistou isso, então a nossa parte a gente vai deixar tudo pronto”, destacou o prefeito João Campos, adotando precaução e evitando o já ganhou que circula no mundo político.
O gestor também afirmou que em 2025, diante de um feriado na quinta-feira pós-carnaval, a extensão da folia é um tema para se debater mais na frente.
“É outro desafio que vai ter que ser conversado porque vai ter um feriado em Pernambuco na quinta-feira. Então é como se a quarta-feira de cinzas virasse a quinta e a quarta fosse a terça e como a gente ia antecipou da sexta pra quinta em resumo a turma quer sete dias, uma semana seguida de carnaval. A gente sabe que é um pedido justo, né? É os astros conspiram ao nosso favor, porque tem esse feriado logo na quinta-feira. Vai ser avaliado pra frente. Agora nós vamos deixar pronto a possibilidade de manter antecipação, como foi feito esse ano”, afirmou João Campos.
Tamanho da festa
Pela primeira vez com seis dias de programação oficial, o reinado de Momo atraiu 3,4 milhões de foliões para a capital pernambucana, 20% a mais do que em 2023, criando 57 mil postos de trabalho temporários e gerando R$ 2,4 bilhões de movimentação na economia. A festa teve o som de frevo, maracatu, samba, pagode, rock, trap e tantos outros ritmos musicais com as mais de 3 mil apresentações artísticas na programação, incluindo 1,7 mil da Cultura Popular, sendo 98% da grade formada por artistas locais.
A folia aconteceu em 49 polos, dois milhões de pessoas no Bairro do Recife e 1,4 milhão nos palcos descentralizados. A ocupação hoteleira da cidade chegou a 96% dos leitos e a pesquisa de satisfação apontou que 98% do público entrevistado pretende voltar a brincar a folia na cidade no ano que vem. No total, foram mais de 8 mil profissionais trabalhando para entregar um Carnaval de paz e alegria.
Números da festa
- 3,4 milhões de foliões, 20% a mais que em 2023 – 2 milhões de Bairro do Recife e 1,4 milhão nos polos descentralizados
- 57 mil postos de trabalho
- 2,4 bilhões de reais em movimentação econômica
- 3 mil apresentações artísticas, sendo 98% de atrações locais
- 150 mil pessoas no Aeroporto Internacional do Recife
- 196 voos extras para atender a demanda, além dos 1.477 voos regulares
- 96% de ocupação hoteleira alcançou 96%
- 98% do público entrevistado pretende voltar a brincar Carnaval ano que vem
- 45 mil veículos atendidos em estacionamentos públicos
- 37,3 mil pessoas transportadas dos polos aos estacionamentos
- 7.112 mil atendimentos médicos
- 1.130 ocorrências atendidas pelo SAMU
- 145 câmeras de monitoramento, sendo 57 a mais do que ano passado
- 4.200 lançamentos da Guarda Municipal
- Polos videomonitorados e com presença de efetivo
- 533,06 toneladas de lixo recolhidas, 27% a mais que o ano anterior
- 32 toneladas de material reciclável recolhidas
- 2.500 mil pessoas envolvidas na operação de limpeza
- 15 mil metros quadrados de tapume
- 36 milhões de views nas transmissões do Kwai nos 6 dias de transmissão. Uma média de 6 milhões por dia de transmissão
- 36 países visualizaram os conteúdos produzidos para as redes sociais