Com a operação Volta às Aulas, Detran-PE conscientiza sobre respeito às leis de trânsito

O fluxo de veículos começa a crescer com o retorno às aulas. Para garantir a segurança viária e disciplinar a circulação dos automóveis, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) iniciou a Operação Volta às Aulas, nesta segunda-feira (29), com ação educativa e preventiva nas imediações de educandários do Recife. Reforçando as medidas, a turma do Fom-Fom, grupo de artistas educadores de trânsito, levou de forma lúdica, orientações para que motoristas e estudantes respeitem a faixa de pedestre e os pais evitem a formação de fila dupla na chegada aos educandários.

De acordo com o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, a operação busca “conscientizar  a população para que reconheça a necessidade de respeitar a legislação, ganhando mais segurança e uma melhor convivência no trânsito”. Neste primeiro dia, as ações foram próximas aos colégio Equipe, bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, e no GGE, em Caruaru, Agreste, no inicio e fim da manhã, alcançando a movimentação de entrada e saída dos turnos de aulas.

Orientações

A operação reuniu técnicos em Educação de trânsito e agentes da Fiscalização. Além de interpretar músicas alusivas ao trânsito, orientar sobre olhar para dois lados antes de atravessar a rua e sempre sinalizar com a mão para acessar a faixa de pedestre, a turma do Fom-Fom, também distribuiu material informativo com dicas e os cuidados para circular respeitando pedestres e priorizando a fluidez do tráfego de veículos.

A programação do Volta às Aulas prossegue durante esta semana, em escolas da rede privada, e no início de fevereiro,  nos colégios da rede pública.

Transporte escolar

Outro ponto importante destacado na ação foi a necessidade dos pais verificarem a procedência do transporte escolar. Esse tipo de veículo deve realizar inspeção semestralmente, no início e meio do ano. O prazo da vistoria do primeiro semestre de 2024 termina nesta quarta, dia 31 de janeiro. Para garantir a segurança dos filhos, os pais devem verificar se o veículo possui o selo de inspeção semestral, obrigatoriamente fixado no para-brisa.

Foto: Peu Ricardo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp