Escola alerta para a adaptação das crianças à rotina escolar no pós-férias

Depois de quase dois meses de férias escolares, o ritmo das crianças na volta às  aulas é bem menos intenso. Com o início do ano letivo, preparam formas de essa adaptação ser mais rápida e sem atropelos. o Colégio Motivo, em Pernambuco, já se preparou  para receber os alunos de volta com a segurança, carinho e cuidado necessários para uma readaptação tranquila após o período de recesso. 

Esse momento pode gerar ansiedade tanto nos pais quanto nas crianças. Por isso, é importante tomar algumas medidas, alguns dias antes da volta às aulas, para que a readaptação à rotina escolar seja mais fácil.

Horários

De acordo com a pedagoga e coordenadora do segmento infantil do Colégio Motivo, Lílian Brito, é importante que alguns dias antes os pais retomem os horários de quando a criança está na escola.

“Dormir cedo, e acordar no horário ajuda a retomar os hábitos do período letivo. Assim, quando a criança voltar aos estudos, será mais fácil ela se manter concentrada e atenta aos novos conteúdos”, explica Lilian Brito.

Ainda de acordo com a pedagoga, é também importante que nesse período algumas atividades lúdicas sejam introduzidas na rotina diária. Jogos com desafios lógicos, com enigmas e interpretação, podem ajudar a criança a voltar à rotina de estudos, ainda se divertindo e no clima de férias.

“A transição é muito mais tranquila quando o aluno aprende brincando. Para estimular a criança, podem ser usados quebra-cabeça, jogos da memória e pintura e desenho, assim ela vai se divertir e reativar a memória afetiva da escola em casa”, destaca a coordenadora.

Alimentação

Além dos horários, a alimentação das crianças precisa voltar à normalidade, com o horário do café da manhã, lanche e do almoço bem estabelecidos, dessa forma, no momento da aula a criança não terá fome e conseguirá manter o foco nas atividades.

As aulas do primeiro semestre na rede particular de ensino em Pernambuco serão retomadas na terça-feira (30). Para receber os alunos, a rede de colégios Motivo irá realizar ações de acolhimento nas unidades de Boa Viagem, Casa Forte, Caruaru e Petrolina.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp