Com uma trajetória política vitoriosa, que inclui experiências no Poder Executivo, como prefeito por duas vezes do município de Canhotinho, no Agreste Meridional, e deputado estadual por três legislaturas, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, tornou-se o mais novo Cidadão do Recife. Ele recebeu o título em reunião solene realizada na noite desta segunda-feira (3), numa iniciativa do vereador Victor André Gomes (PV).
“É importante destacar o trabalho realizado pelo homenageado à frente da presidência da Alepe, que, por sua vez, obteve destaque nacional, despertando os olhares do Brasil para o Recife”, justificou o vereador.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), também presidiu a solenidade. Para a mesa de honra, convidou o prefeito João Campos; o autor da proposição; o homenageado; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdecir Pascoal; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fausto Campos; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Marcos Antônio Matos de Carvalho; e o representante do Comando Militar do Nordeste, major Diego Araújo de Souza.
O deputado Álvaro Porto de Barros, nascido em 27 de julho de 1965, em Canhotinho-PE, nasceu e cresceu no meio da política. O pai, Lourival Mendonça de Barros, foi prefeito municipal; e os seus irmãos, Carlos e Eduardo Porto, ocuparam cadeiras na Alepe.
Em seu discurso de saudação, Victor André Gomes disse que era uma honra prestar a homenagem “a uma figura exemplar de nosso cenário político, o deputado Álvaro Porto”. Ao conferir-lhe o Título de Cidadão do Recife, “celebramos não apenas suas conquistas individuais, mas também o impacto profundo de seu trabalho na vida dos cidadãos de Recife”. Ele acrescentou que o homenageado é “um homem de visão e ação, e tem sido um farol de liderança e comprometimento”.
A habilidade de Álvaro
Victor André Gomes afirmou que, desde o início do terceiro mandato, o deputado “tem demonstrado uma habilidade incomparável em unir diferentes vozes em prol do bem comum, promovendo a harmonia e fortalecendo a autonomia da Assembleia Legislativa de Pernambuco”.
Ele também disse que “a trajetória de Álvaro Porto é marcada por um diálogo construtivo e uma liderança pacificadora, qualidades que lhe renderam apoio unânime na Casa. Ele tem sido um pilar na manutenção da independência da Alepe, garantindo que todas as vozes, independentemente de suas afiliações partidárias, sejam ouvidas e respeitadas”.
Em outro ponto do discurso, Victor André Gomes disse que, “como vereador da cidade do Recife, compartilho com Álvaro Porto o compromisso com nossa sociedade, especialmente com aqueles entre nós que mais precisam. É com gratidão e admiração que reconheço sua contribuição inestimável para o avanço de nossa cidade e para o bem-estar de seus habitantes. O título de cidadão recifense é apenas um símbolo de nossa profunda estima e respeito por sua pessoa e por seu trabalho”.
Após o discurso, um vídeo sobre a trajetória do deputado estadual foi exibido no telão do plenário da Câmara Municipal. A trajetória na vida pública de Álvaro Porto, de acordo com o seu perfil político, começou em 2004, quando saiu vitorioso na disputa pela Prefeitura de Canhotinho-PE. Em 2008, como reflexo da administração bem aprovada, recebeu o troféu “Cem Melhores Prefeitos do Brasil”, foi reeleito.
O reconhecimento também abriu caminho para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, em 2014. Na eleição de 2018, assim como ocorreu em 2014, voltou a ser o deputado estadual mais votado proporcionalmente em um município. “Em 9 anos como deputado estadual, os laços dele com o Recife se intensificaram”, disse o vídeo.
Com sua influência, o deputado tem levado o desenvolvimento para o Agreste Meridional, atraindo empreendimentos para a região, como a instalação do frigorífico da Masterboi e uma unidade fabril da Natto Alimentos, ambas em Canhotinho. Os dois empreendimentos têm gerado empregos, estimulado negócios e aberto novas perspectivas de desenvolvimento econômico para o interior do Estado.
O vereador Victor André Gomes fez a entrega do Título de Cidadão do Recife, com a respectiva medalha a Álvaro Porto de Barros. Em extensão à homenagem, a esposa do vereador, Daniela André Gomes, fez entrega de flores à esposa do deputado, a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes. Na sequência, o mais novo Cidadão do Recife fez o discurso de agradecimentos.
“Gratidão é a palavra mais adequada para traduzir o que sinto neste momento. Tenho muito a agradecer”, disse o deputado, agradecendo a Deus, à família, à esposa Sandra, aos servidores da Alepe, ao vereador Victor André Gomes, aos vereadores que aprovaram a concessão do Título. “Mas quero externar minha gratidão especialmente ao Recife, esta cidade que me acolheu há 34 anos e que agora me recebe como filho”.
Álvaro Porto lembrou histórias da infância, quando vinha passar férias na capital; da adolescência; e da vida boêmia no Recife. “Eu e o Recife tivemos, desde o início, um encontro de almas”. Ele falou do Carnaval, do Galo da Madrugada, do bairro do Recife Antigo.
“Mas o Recife também me deu responsabilidades e é meu local de trabalho. Foi aqui que meus filhos nasceram, assim como meus netos. Os maiores presentes que a vida me deu são recifenses”, disse, acrescentando que entre as coisas boas, estão os amigos.
Álvaro destaca a arquitetura do Recife
Em seu discurso falou das pontes, rios, da arquitetura, das belezas da cidade.
“Costumo brincar dizendo que saí da beira do Rio Canhoto para a beira do Capibaribe. Sou do Recife como também sou de Canhotinho. Receber este Título me orgulha e deixa honrado. Eu já me sentia filho, mas agora sou cidadão de fato”. No final, o Coral da Alepe fez uma apresentação musical e o vereador Romerinho Jatobá encerrou a reunião solene convidando a todos os presentes para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.
Foto: Guga Matos
Veja também:
Alepe aprova título de Cidadão Pernambucano para Flávio Dino