Criado no primeiro mandato do presidente Lula, em 2003, o Ministério do Turismo foi homenageado nesta segunda-feira (21), em sessão solene da Câmara Federal, a pedido do deputado pernambucano Felipe Carreras (PSB), que sempre teve a sua trajetória ligada ao setor.
A cerimônia marcou os 30 anos do primeiro órgão a se dedicar exclusivamente à construção de políticas públicas para o setor.
“Temos a oportunidade de refletir sobre os desafios enfrentados pelo turismo brasileiro e definir um caminho promissor para o futuro deste setor vital a nossa economia e cultura” – Felipe Carreras – deputado federal pelo PSB-PE.
Presente ao evento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância da pasta ao longo desses 20 anos na promoção de políticas públicas que desenvolveram o setor.
“O turismo não depende apenas do serviço público, ele necessariamente precisa ser construído a várias mãos” – Celso Sabino – ministro do Turismo.
Sabino destacou, entre os principais desafios, aumentar o número de turistas estrangeiros, que hoje está em torno de 6 milhões, expandir a conectividade entre o Brasil e países da América do Sul, com voos mais frequentes e em mais estados, e o diálogo entre os setores públicos e privados em relação ao preço das passagens que hoje são considerada