Joaquim Nabuco ganha exposição na Alepe

Os 174 anos do nascimento do político, diplomata, historiador, jurista, jornalista e abolicionista brasileiro Joaquim Nabuco, celebrado no dia 19 de agosto, será comemorado com uma sessão solene e uma exposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

A solene será realizada nesta segunda-feira (21), no Auditório Sérgio Guerra, no prédio principal da Casa, e contará com as apresentações dos músicos Beto Ortiz e Cláudio Almeida e do Coral Vozes de Pernambuco, formado por funcionários da Alepe.

O bisneto de Joaquim Nabuco, Pedro Alberto Nabuco, representará a família na solenidade, que contará ainda com a presença da presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Márcia Aguiar.

“Meu bisavô representa a coragem e a missão de elevar o espírito público acima dos partidos, a união da Constituição ao trabalho livre e às reformas sociais. A homenagem que a Alepe lhe faz representa esse reconhecimento: o do dever de superar o dissenso e unir esforços acima de ideologias para servir ao Estado, ao povo e ao país. Seus textos, livros, cartas, discursos e pronunciamentos são um oráculo sobre a atualidade, onde as respostas nunca estão ausentes” – Pedro Alberto – bisneto de Joaquim Nabuco.

A exposição ‘Nabuco em Casa’ também será aberta ao público nesta segunda-feira (21) e segue até o próximo 1º de setembro no hall superior do edifício Miguel Arraes. O acervo, cedido pela Fundaj, reúne 16 painéis que contam a trajetória de vida de Nabuco. Uma seleção de frases que ilustram o pioneirismo do abolicionista e político pernambucano, e réplicas de objetos pessoais também poderão ser vistas.

Durante esse período, a Alepe organizará visitas guiadas à exposição e às instalações do Legislativo para alunos de algumas escolas públicas estaduais, como a Joaquim Nabuco, Sizenando Silveira, a Escola Referência em Ensino Médio Luiz Delgado, todas do Recife, e a Escola Marechal Floriano Peixoto, de Olinda.

Joaquim Nabuco é o patrono da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O edifício de linhas neoclássicas às margens do Capibaribe, que recebeu, em 1948, a denominação de Palácio Joaquim Nabuco, é chamado de casa do povo pernambucano e também de Joaquim Nabuco.

Serviço:

Sessão solene em homenagem a Joaquim Nabuco – 21/08, às 18h, no Edifício Sérgio Guerra

Exposição ‘Nabuco em Casa’ – De 21/08 a 01/09 no Edifício Miguel Arraes

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp