Márcio Didier
Pesquisa é tudo na política. Serve não apenas para mostrar cenários de momento, mas apontar caminhos a seguir. Desde que Eduardo Campos chegou ao poder, o PSB intensificou o uso de pesquisas para definir por onde ir e, eventualmente, recalcular rotas. Um desses levantamentos internos mostrou um quadro interessante para a legenda. Aponta que a Delegada Gleide Ângelo na liderança da disputa pela Prefeitura de Olinda.
Foram feitos três cenários com vários nomes colocados e em todos eles, a hoje deputada estadual aparece na liderança.
Desde as eleições de 2020 que Gleide vem sendo empurrada para entrar numa disputa majoritária. Seu desempenho nas urnas da Região Metropolitana fez com que os aliados a colocassem como possível candidata em Jaboatão e em Olinda. Mas ela sempre rejeitou entrar na disputa.
Em novembro do ano passado, ela assumiu o comando do PSB em Olinda, num sinal de que ela poderia entrar na empreitada pelo Executivo municipal na cidade.
Sempre falante na sua vida pública como delegada e deputada, ela, no entanto, adota o silêncio quanto o assunto é a disputa majoritária. Se Gleide não fala, aliados socialistas garantem que ela gostou do que viu nas pesquisas e estaria balançada a entrar na disputa.
Mas para que entre na disputa, há outras coisas que precisam ser alinhadas, como as negociações com a federação PT/PcdoB/PV, que tem o nome da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, como pré-candidata. Luciana, no entanto, ainda está em dúvida se entra ou não na disputa.