Morreu na noite deste sábado, aos 63 anos, Antonio Carlos dos Santos Figueira, que dos homens mais influentes na política pernambucana dos últimos anos. Ele vinha há alguns anos lutando contra um câncer e morreu em casa, ao lado de familiares. A confirmação se deu por meio de nota (ver no final do texto), assinada pela presidente do Imip, Silvia Rissin. Ainda segundo a nota, o velório acontecerá neste domingo, a partir das 8h, no Imip e o enterro será às 15h, no cemitério de Santo Amaro, no Recife.

Médico por formação, Era filho de Fernando Figueira, fundador do Instituto Materno-Infantil de Pernambuco (Imip). Graduado pelo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), era pós-graduado em pediatria e mestrado em Saúde Materno Infantil pela Universidade de Londres.

Apesar de ser referência na medicina, também teve destaque na política. Foi secretário adjunto da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco de dezembro de 1996 a dezembro de 1998.

Estrategista

Durante o governo de Eduardo Campos e de Paulo Câmara, comandou as negociações políticas da gestão. De acordo com companheiros de governo, tinha como poucos o mapa da macro-política.

Mas Figueira já não estava feliz com a política. Desde a disputa da reeleição de Paulo Câmata ele dizia que não iria permanecer. Ainda foi um importante conselheiro durante todo o mandato.

Durante as confraternizações de fim de ano, um político experiente e admirador de Figueiraa disse que ele faz muita falta num momento como esse, em que João Campos se prepara para ir à reeleição, de olho na disputa do Governo do Estado.

Foi presidente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, onde comandou o ambicioso projeto de restauro do Hospital Pedro II.

Veja a nota do Imip:

NOTA À IMPRENSA

É com imenso pesar que o Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira-IMIP comunica à sociedade pernambucana o falecimento de Antônio Carlos Figueira, ex-superintendente, ex-presidente, membro do Conselho Consultivo do IMIP e diretor-presidente da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

Seguindo o exemplo do seu pai Fernando Figueira, o médico Antonio Carlos Figueira ampliou e consolidou esta instituição, que é patrimônio do povo pernambucano, além de ter sido um gestor público em defesa do Sistema Único de Saúde.

O velório acontecerá neste domingo, a partir das 08 horas da manhã, e o enterro será às 15 horas no cemitério de Santo Amaro, no Recife.

Nesse momento de tristeza e de grande saudade, o IMIP transmite condolências aos familiares, amigos, admiradores e comunidade imipiana.

Silvia Rissin
Presidente do Imip
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp