Se na sessão desta quarta-feira (22) o deputado Álvaro Porto rebateu em tom muito forte as críticas feitas momentos antes pela presidente da Comissão de Finanças, deputada Débora Almeida, na desta quinta-feira foi só love. Após a sessão plenária, o presidente da Casa se aproximou da parlamentar e afagou a sua cabeça, como mostra a imagem do fotógrafo Wesley D’Almeida. Em seis minutos e meio, foram lidas as atas, votada uma proposta e encerrada a sessão.
Álvaro tem uma excelente relação com os deputados. Tanto que conseguiu antecipar a sua reeleição com mais de um ano de antecedência. Mas também não foge de um embate.
Aos deputados, disse que só falaria sobre o episódio da Comissão de Finanças se seu nome fosse citado. Débora Almeida apontou suas críticas para Álvaro Porto, o acusando de ferir o regimento. A resposta veio de pronto.
“Quero dizer aqui que quem não cumpriu o regimento foi a presidente da Comissão de Finanças, deixando lá sete deputados. Isso é falta de respeito”, afirmou Álvaro Porto, logo no início da fala, na qual as partes mais firmes do discurso sobraram para a governadora.
Débora ouviu a fala do presidente e deixou o plenário sem falar com ninguém. Nos bastidores, no entanto, houve uma preocupação dos aliados de Álvaro Porto de que o seu discurso ganhasse moldes de uma disputa sexista.
Com o gesto, Álvaro tenta serenar os ânimos da Casa. Até porque o alvo principal do seu discurso, na quarta, não foi Débora Almeida. Ela foi um alvo incidental. A mira, na verdade, estava voltada para a governadora Raquel Lyra.
Uma resposta
Interessante esses embates entre “velhas raposas” e “raposas velhas”.