O fortalecimento das políticas públicas para o enfrentamento do trabalho infantil em Pernambuco. Esta foi a temática principal que norteou o Encontro Regional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realizado nesta terça-feira (21), na UNIFG, em Piedade. O evento foi promovido pela Secretaria Executiva de Assistência Social do Estado e sediado no Jaboatão dos Guararapes, que desenvolve um trabalho atuante no combate ao trabalho infantil.
O prefeito Mano Medeiros abriu o encontro ao lado da gerente de Proteção social especial de média complexidade do Estado, Kamylla Godê, representando o secretário estadual de Assistência Social, Carlos Braga, e da secretária de Assistência Social e Cidadania, Maria Gentila Guedes. Gestores públicos de 58 municípios pernambucanos participaram do evento.
A gerente Kamylla Godê disse que é fundamental que o Estado e os municípios trabalhem em parceria para combater o trabalho infantil.
“Temos que traçar estratégias para executar projetos e ações que fortaleçam nosso trabalho. E o município de Jaboatão é um parceiro do Governo estadual nesse processo”, afirmou Kamilla Godê.
O prefeito Mano Medeiros enfatizou o quão importante é a troca de experiências entre os municípios para atuarem conjuntamente no enfrentamento ao trabalho envolvendo crianças e adolescentes.
“Fico feliz que este evento tenha sido realizado, aqui no município. Jaboatão vem atuando incansavelmente para reduzir as estatísticas de trabalho infantil no município. Temos realizado campanhas de conscientização em locais públicos de grande aglomeração, sensibilizando a população e comerciantes a respeito desse problema. Temos ainda um programa de formação para adolescentes. Nossa missão é lutar pela erradicação do trabalho infantil no município. Vamos seguir em frente”, afirmou o prefeito Mano Medeiros.
Por meio de uma transmissão online, a coordenadora geral de medidas socioeducativas e programas intersetoriais da Secretaria Nacional de
Assistência Social do Governo Federal, Ana Carla Rocha, explicou que “é preciso garantir os direitos sociais das crianças e adolescentes com ações e projetos. O Governo Federal vem atuando no planejamento e na execução de medidas que visam reduzir efetivamente o trabalho infantil no país”.