A governadora Raquel Lyra cumpriu agenda na Zona da Mata Norte nesta segunda-feira (16) e reforçou o apoio do Governo de Pernambuco aos carnavais de Nazaré da Mata e Paudalho, com investimentos em cultura, segurança e políticas públicas voltadas às mulheres. As ações incluem contratações artísticas, reforço no policiamento e campanhas de enfrentamento à violência de gênero.
Em Nazaré da Mata, a gestora participou do tradicional Desfile de Maracatus e destacou a rede de acolhimento disponível às mulheres durante o período festivo. O município também integra a programação do palco Pernambuco Meu País.
“Estamos investindo no Carnaval em todo o Estado, e em Nazaré não é diferente. Nosso Governo apoia essa festa tradicional, que aqui tem como tema a violência contra a mulher e, por isso, aproveito para reforçar que, se um homem se aproxima e a mulher diz não, tem que respeitar. Para aquelas mulheres que se sentirem assediadas ou violentadas, saibam que temos uma rede de acolhimento à disposição”, afirmou a chefe do Executivo estadual.
A vice-governadora Priscila Krause ressaltou a integração do tema ao programa estadual de segurança. “Todo dia é dia de falar sobre esse assunto, e um dos pilares do Programa Juntos Pela Segurança é justamente o combate à violência contra a mulher. A construção de uma sociedade mais justa e igualitária começa justamente nesse papel que as mulheres exercem na sociedade”, declarou.
Cultura em Nazaré da Mata
Nesta edição, 33 grupos de maracatu de Nazaré e de outros municípios participaram do cortejo, entre eles o Cambinda Brasileira, com 108 anos de atuação, o Maracatu Coração Nazareno das Mulheres AMUNAM e o Maracatu Mirim. O desfile saiu do Parque dos Lanceiros até a Praça Papa João XXIII, conhecida como Praça da Catedral.
A secretária da Mulher, Juliana Gouveia, detalhou as ações de prevenção. “É muito importante que um Carnaval tradicional como o de Nazaré da Mata tenha esse tema. Nós estamos com uma Unidade Móvel aqui na cidade, fazendo uma campanha de prevenção e acolhimento nos casos de violência e fortalecendo os espaços das mulheres”, pontuou.
A presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Renata Borba, destacou o papel do fomento cultural. “Estamos apoiando o Carnaval de Nazaré da Mata não apenas em celebração ao Maracatu, mas como maneira de salvaguardar, difundir e incentivar a transmissão dos saberes que estes mestres da cultura popular têm para propagar”, afirmou.
A expectativa é de público de 20 mil pessoas por dia no município. Na segurança, estão previstos 862 lançamentos extras das forças policiais. O município também realiza, ao longo do ano, o evento Viva o Maracatu, em 1º de agosto, em alusão ao Dia Estadual da manifestação cultural.






Paudalho amplia polos
Ainda na Zona da Mata Norte, a governadora seguiu para Paudalho, onde acompanhou a programação do Carnaval local ao lado da prefeita Paulinha da Educação e de lideranças regionais. O município conta com três polos oficiais e programação que inclui bois, maracatus, caboclinhos, blocos líricos e o tradicional Banho de Cheiro, além de apresentações como a da cantora Elba Ramalho.
“Chegando à cidade de Paudalho, mais uma vez, para prestigiar esse Carnaval espetacular. Aqui, nós temos desfile de fantasias e carros alegóricos que mostram como a população se envolve para fazer a festa mais bonita e participativa, salvaguardando nossas tradições e promovendo esse encontro tão especial. Tudo isso movimenta a economia, com hotéis, bares e restaurantes, gerando renda para a nossa gente”, ressaltou Raquel Lyra.
Na área de segurança, o Governo de Pernambuco disponibilizou 447 profissionais até a próxima quarta-feira (18) para atuação integrada no policiamento e atendimento às ocorrências nos polos de animação. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou: “Estamos garantindo a segurança aqui no município de Paudalho, para que o povo possa brincar na paz, com folia e diversão”.
O deputado estadual Gustavo Gouveia e o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, também destacaram o impacto econômico e o apoio estadual às festividades. Segundo o governo, os investimentos contam com incentivos da Fundarpe e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), direcionados à contratação de atrações e à estrutura dos eventos.
Com agendas em dois municípios no mesmo dia, a gestão estadual mantém a estratégia de descentralização do Carnaval, com apoio institucional às prefeituras, reforço no policiamento e ações temáticas voltadas à proteção das mulheres e à valorização das manifestações culturais da Mata Norte.
Veja também:
Raquel acompanha abertura do Carnaval 2026 em Olinda e no Recife

