Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Humberto Costa (PT) participou, em Salvador, do ato que marcou os 46 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores. Atual secretário nacional de Relações Internacionais do PT, o parlamentar integrou a programação ao lado de dirigentes nacionais, parlamentares e militantes históricos da legenda.
Durante a celebração, Humberto Costa relembrou sua atuação na criação e consolidação do partido e ressaltou o papel do PT na formulação e execução de políticas públicas estruturantes ao longo das últimas décadas. Segundo o senador, a trajetória da legenda está diretamente associada à ampliação do acesso a serviços públicos e à inclusão social em escala nacional.
“O PT é o maior partido da América Latina, mas é mais do que isso: é o partido que transformou o Brasil. Foi o que mais construiu universidades, que garantiu que todo brasileiro pudesse ter atendimento móvel de urgência com o Samu, que criou programas estruturantes como o Minha Casa Minha Vida e tantas outras ações que tem melhorado a vida dos brasileiros”.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é um sistema público que presta socorro médico em casos de emergência, enquanto o Minha Casa Minha Vida é um programa federal de habitação voltado à redução do déficit habitacional, ambos criados em gestões petistas.
Prioridades eleitorais e fortalecimento da bancada
Segundo o senador Humberto Costa, o encontro também foi espaço para reafirmação das prioridades políticas do partido no próximo ciclo eleitoral. De acordo com ele, a estratégia central envolve tanto o Executivo quanto o Legislativo, com atenção especial ao Senado Federal, onde haverá renovação significativa de cadeiras.
“O nosso foco número um é reeleger o presidente Lula, mas também traçamos como prioridade garantir a eleição de uma forte bancada de parlamentares, em especial de senadores. Este é um ano de grande renovação e assegurar representantes do PT comprometidos com o projeto do partido e do presidente Lula é fundamental para que o governo siga avançando”.
Humberto Costa também destacou sua relação histórica com o partido e com o presidente da República, lembrando o período de mobilização para fundação da sigla em Pernambuco e a atuação conjunta ao longo dos anos.
“Participei do movimento pró-PT, rodamos o estado ajudando a fundar o partido e estive sempre ao lado de Lula construindo as bases para um Brasil e um Pernambuco melhores. Não foram poucas as vezes em que percorremos as estradas de Pernambuco juntos, defendendo nossos ideais e vamos seguir assim porque o que nos move é um país melhor para todos”.

