O Governo de Pernambuco lançou a campanha oficial do Carnaval de Pernambuco 2026, com conceito inspirado no filme O Agente Secreto, dirigido por Kléber Mendonça Filho e indicado ao Oscar em quatro categorias. A ação utiliza o slogan “A gente é festa” e integra a estratégia institucional de promoção do estado como destino turístico e cultural no período carnavalesco.
A campanha é protagonizada pela atriz e artesã Tânia Maria, 79 anos, conhecida nacionalmente pela personagem Dona Sebastiana. As peças audiovisuais foram gravadas nas ladeiras de Olinda e utilizam referências diretas à estética e à narrativa do cinema pernambucano, articulando identidade cultural e posicionamento institucional.
“A Carnaval de Pernambuco atrai turistas de várias partes do Brasil e do mundo. E, neste ano, temos a atriz Tânia Maria como nossa anfitriã, para fazermos uma homenagem ao filme O Agente Secreto, que já é motivo de muito orgulho. Convidamos a todos para curtirem com muita alegria e paz, o Pernambuco Meu País no Carnaval”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A campanha também incorpora falas institucionais da área de comunicação e turismo do governo estadual, reforçando o uso do audiovisual como ferramenta de promoção pública.



Carnaval, turismo e cinema
“Com essa campanha, o Governo de Pernambuco fortalece o turismo e a cultura do Estado ao exaltar o filme O Agente Secreto em meio a uma grandiosa festividade no ano em que Pernambuco é destaque nas telas. Esperamos todos de braços abertos, pernambucanos e turistas”, destacou o secretário de Comunicação, Rodolfo Costa Pinto.
“O cinema é uma vitrine poderosa para o turismo e transformamos essa visibilidade em estratégia, conectando cultura, identidade e promoção do nosso estado, ainda mais no maior palco popular que é o Carnaval”, afirmou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
O filme da campanha reúne expressões tradicionais da cultura popular pernambucana, como frevo, maracatu, caboclos de lança, caretas de Triunfo e papangus. Essas manifestações são reconhecidas como patrimônio cultural e funcionam como ativos simbólicos na política de promoção turística do estado.
O uso do audiovisual como ferramenta de política pública de turismo segue tendência já adotada por outros destinos brasileiros, segundo diretrizes do Plano Nacional de Turismo do Ministério do Turismo, que aponta o cinema como vetor de valorização territorial e atração de visitantes.
Cinema como ativo econômico
O setor audiovisual pernambucano passou a ocupar posição estratégica nas políticas culturais do estado após o reconhecimento internacional de produções recentes. O Porto Digital, por meio do eixo de economia criativa, e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) vêm incluindo o audiovisual como cadeia produtiva relevante para geração de emprego e circulação econômica.
Nesse contexto, a campanha do Carnaval 2026 passa a operar também como instrumento de posicionamento de mercado, associando a imagem institucional do estado a um produto cultural de alcance internacional.
Veja também:
CredFolia da AGE oferece até R$ 21 mil e amplia crédito para o Carnaval

