Pernambuco Meu País Verão leva ocupação hoteleira de 95,75% a São José

Pernambuco Meu País, entre 16 e 18 de janeiro, impulsiona turismo, amplia ocupação hoteleira e fortalece economia no Litoral Sul de Pernambuco

A edição de verão do Festival Pernambuco Meu País elevou a ocupação da rede hoteleira de São José da Coroa Grande a 95,75% para o fim de semana entre 16 e 18 de janeiro, segundo dados da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O município do Litoral Sul passa a integrar o circuito oficial de grandes eventos promovidos pelo Governo de Pernambuco.

A programação gratuita ocorre durante três dias e reúne artistas nacionais e atrações locais, com expectativa de ampliar o fluxo turístico regional. A realização é coordenada pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e pela Empetur, vinculadas ao Governo do Estado.

A taxa de ocupação posiciona São José da Coroa Grande em patamar semelhante a destinos consolidados do litoral pernambucano durante períodos de alta temporada. De acordo com parâmetros do setor hoteleiro, índices acima de 85% já indicam demanda elevada e impacto econômico relevante sobre comércio, serviços e cadeia turística.

Impacto econômico

O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, afirmou que o evento coloca o município em outro patamar. “Estamos colocando São José da Coroa Grande no radar dos grandes eventos culturais de Pernambuco. Quando você oferece ao turista a possibilidade de desfrutar de belas praias durante o dia e shows de grandes artistas à noite, você cria uma experiência completa que poucos destinos no Brasil conseguem proporcionar. Isso fortalece não só o município, mas toda a região”.

Dados do Setor de Estudos e Pesquisas da Empetur indicam que as edições realizadas em dezembro em Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes registraram ocupação média superior a 90%, com permanência entre 2,5 e 3 dias. A permanência média é um indicador utilizado pelo mercado para medir o impacto direto na receita do turismo, pois reflete gastos com hospedagem, alimentação, transporte e serviços.

O secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, destaca o trabalho coletivo do festival. “O Festival Pernambuco Meu País é um exemplo do trabalho coletivo e integrado do Governo do Estado. É um evento multicultural com artistas nacionais e locais que movimenta a economia, gera emprego e renda, beneficiando os turistas, o povo de São José da Coroa Grande e das cidades vizinhas. Apresentamos, ao mesmo tempo, nossas belezas naturais e culturais aos visitantes, que já contam com as políticas públicas conjuntas de infraestrutura e segurança pública”.

Interiorização do turismo em Pernambuco

Com a inclusão de São José da Coroa Grande no circuito do festival, o Governo de Pernambuco amplia a política de diversificação dos destinos turísticos. A estratégia busca reduzir a concentração do fluxo em polos tradicionais, como Porto de Galinhas, e distribuir o impacto econômico em municípios de menor densidade turística.

A expectativa do trade turístico local é de aumento no fluxo de visitantes oriundos da Região Metropolitana do Recife e de municípios próximos, como Ipojuca e Tamandaré. Esse movimento amplia a circulação regional e favorece setores como transporte, alimentação, comércio informal e serviços de apoio ao turismo.

Localizada a 107 km do Aeroporto Internacional do Recife e a 70 km de Porto de Galinhas, São José da Coroa Grande passa a ser incorporada como alternativa logística viável para turistas que circulam pelo Litoral Sul.

Estrutura turística

O município possui mais de 3 km de piscinas naturais formadas por bancos de areia e recifes. O nome da cidade faz referência às “coroas” que surgem nas marés baixas. As principais praias são Coroa Grande (área central), Várzea do Una e Gravatá.

As piscinas naturais ficam a cerca de 1 km da costa e podem ser acessadas por embarcações ou a pé durante a maré baixa. Esse tipo de formação geográfica é considerado um diferencial competitivo no turismo de sol e mar, segmento que concentra a maior demanda turística do Nordeste.

O distrito de Várzea do Una, localizado às margens do rio Una, abriga o Museu do Una, com acervo de fósseis, objetos ligados à pesca e peças artesanais. A região também oferece passeios de barco em áreas de manguezal, atividade associada ao turismo de base comunitária.

Shows e reforça fluxo noturno

As apresentações acontecem na Praça Constantino Gomes, no centro da cidade, em frente à Igreja Matriz de São José. A grade inclui nomes como Nena Queiroga, José Augusto, Alexandre Pires, Ferrugem e O Grande Encontro, com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença.

A concentração de atrações no período noturno amplia o tempo de permanência do visitante no município, fator considerado estratégico para aumento do consumo local.

Programação do oficial

16/01 – Sexta-feira

  • 18h – Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos
  • 19h – PV Calado
  • 20h30 – Nena Queiroga
  • 22h20 – O Grande Encontro (Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença)
  • 00h30 – José Augusto
  • DJ Bobe nos intervalos

17/01 – Sábado

  • 18h – Maracatu Nação Camaleão
  • 19h – Juarez
  • 20h30 – Nathália Calasans
  • 22h30 – Zezo
  • 00h30 – Timbalada
  • DJ Baloo nos intervalos

18/01 – Domingo

  • 18h – Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos
  • 19h – Helena Cristina
  • 20h30 – Grupo Revelação
  • 22h30 – Alexandre Pires
  • 00h30 – Ferrugem
  • DJ Salvador nos intervalos

Veja também:

Versão de verão do Pernambuco Meu País começa com shows em Camaragibe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp