O sistema de macrodrenagem do Recife começou a ser preparado para o período chuvoso de 2026 com o início das ações de limpeza dos canais da cidade. A primeira frente de trabalho foi aberta nesta terça-feira (6) no Canal da Bacia do Vasco, localizado no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte da capital, com serviços programados até esta quarta-feira (7).
A intervenção integra a Ação Inverno 2026 e tem como objetivo reduzir riscos de alagamentos e minimizar transtornos em áreas historicamente afetadas pelas chuvas, a partir da desobstrução dos canais e do reforço no escoamento das águas.
Durante a vistoria da obra, o prefeito do Recife, João Campos, ressaltou a importância da manutenção preventiva como estratégia para enfrentar o período chuvoso.
“Esse trabalho é fundamental para preparar a cidade para o período de chuvas e minimizar os impactos para quem vive nessas regiões”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos.
Recife faz limpeza preventiva
A operação faz parte do cronograma anual coordenado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), responsável pela limpeza dos 99 canais que cortam o Recife. Em 2026, os serviços começaram de forma simultânea em dez canais, distribuídos pelas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs). O investimento previsto para o ano é de aproximadamente R$ 45 milhões, incluindo limpeza de canais e galerias.
O Canal da Bacia do Vasco possui cerca de 550 metros de extensão e integra a bacia hidrográfica do Rio Beberibe. A intervenção no local contempla a retirada de entulhos e resíduos sólidos acumulados no leito e nas margens, além de serviços de capinação. O investimento específico no trecho é de R$ 34.576,00.
Volume de resíduos
Presente na ação, o vice-prefeito do Recife e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, detalhou o volume de material que será retirado durante os serviços.
“Aqui, quase 300 toneladas de resíduos serão retiradas para garantir fluidez à água que chega aos canais e segue para os rios. O inverno está chegando e queremos que o mínimo de transtorno aconteça na cidade”, destacou o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques.
As frentes de trabalho mobilizam 135 trabalhadores, com predominância de limpeza manual, além do apoio de quatro escavadeiras. A escolha da Bacia do Vasco para abrir o cronograma se deve ao fato de o canal concentrar o fluxo de águas de áreas densamente povoadas da Zona Norte, como Vasco da Gama, Nova Descoberta e Casa Amarela.
Outros canais já recebem intervenções
Além do Canal da Bacia do Vasco (RPA 2-3), também estão em execução serviços nos canais de Santa Terezinha (RPA 1); Riacho dos Macacos, Canal A e Canal da Fortuna (RPA 2-3); Jiquiá, São Pedro/Dirceu, em Afogados, e IPA/Bongi (RPA 4-5); além dos canais do Moxotó e do Jordão (RPA 6). Os outros 90 canais do Recife já têm ações de limpeza programadas para este ano.
Veja também:
Recife: Programa Rua Tinindo inicia novas obras de drenagem e pavimentação


