Recife entrega 74ª USF+ com horário estendido no Jordão Alto

passa a funcionar das 7h às 19h, conta com três equipes de Saúde da Família e amplia cobertura da Atenção Básica no território

A Prefeitura do Recife entregou a requalificação da Unidade de Saúde da Família Jordão Alto, localizada na Avenida Doná Carentina, na Zona Sul da cidade. O equipamento passou a operar no modelo USF+, tornando-se a 74ª unidade com horário ampliado no município, funcionando das 7h às 19h. O investimento foi de R$ 891 mil, destinado à reforma completa da estrutura física e à ampliação da capacidade de atendimento da Atenção Básica.

Participaram da entrega o prefeito do Recife, João Campos, e a secretária de Saúde do município, Luciana Albuquerque. A mudança de modelo permite maior oferta de serviços e reorganização do fluxo de atendimento à população cadastrada na área de abrangência da unidade.

“Estamos inaugurando hoje mais uma USF+ do Jordão Alto, a de número 74 da cidade, com horário estendido, de manhã até à noite. Colocamos uma equipe a mais de saúde bucal e agora temos uma unidade completamente requalificada, com foco no cidadão. Foi quase R$ 1 milhão investido aqui. Agradeço a todos os servidores da saúde do Recife. Sem esse time, não dá para cuidar de ninguém”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos.

Requalificação estrutural

A unidade passou por reforma integral após apresentar limitações de infraestrutura. Entre as intervenções realizadas estão a reforma dos consultórios, troca de pisos, revestimentos e esquadrias, instalação de novo mobiliário, impermeabilização da cobertura e modernização das redes elétrica e hidrossanitária. Os ambientes foram climatizados e adequados às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência.

A reorganização interna incluiu a setorização dos espaços de atendimento, com o objetivo de tornar o fluxo de usuários mais organizado e reduzir o tempo de espera. Também foi implantada uma sala de acolhimento reservada, voltada à escuta qualificada e ao encaminhamento das demandas dos pacientes, em conformidade com a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), que orienta práticas voltadas ao atendimento mais resolutivo e ao fortalecimento do vínculo com a comunidade.

Com a mudança para o modelo USF+, a unidade passou a contar com três equipes de Saúde da Família, três equipes de Saúde Bucal — após a incorporação de uma nova equipe — e 15 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Esses profissionais atuam diretamente no território, realizando acompanhamento domiciliar e ações preventivas.

Serviços ofertados

Atualmente, a USF+ Jordão Alto possui 9.053 pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família, principal porta de entrada do SUS. A unidade oferece consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacinação, curativos, coleta de exames laboratoriais, visitas domiciliares, atividades em grupo, planejamento familiar, ações de educação em saúde e dispensação de medicamentos.

O equipamento também realiza o agendamento de consultas e exames especializados por meio do sistema de regulação municipal, mecanismo utilizado para organizar o acesso da população aos serviços de média e alta complexidade da rede pública de saúde.

Morador do bairro há 25 anos, Elias Eduardo, de 72 anos, relatou a mudança no atendimento após a requalificação. “Frequento bastante essa unidade de saúde e agora que foi requalificada está muito boa. O atendimento mudou muito e a própria unidade está bem melhor do que antes”, disse.

A reforma também permitiu a retomada do Grupo de Homens do Jordão Alto, iniciativa voltada à promoção da saúde, prevenção de doenças e fortalecimento das ações coletivas no território.

Expansão das USF+ no Recife

Desde 2021, o Recife construiu ou requalificou 74 unidades no modelo USF+, ampliando a cobertura da Atenção Básica de 59% para 80% da população. A equiparação entre equipes de Saúde da Família (eSF) e equipes de Saúde Bucal (eSB) também avançou no período, passando de 39,5% para 70%.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Recife, a meta é alcançar 100% de cobertura tanto das equipes de Saúde da Família quanto das equipes de Saúde Bucal até 2028, ampliando o acesso aos serviços básicos e reduzindo a pressão sobre unidades de urgência e emergência.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp