Raquel Lyra nomeia 300 policiais penais e reforça sistema prisional

Governo nomeia 300 policiais penais, elevando para 972 o total de convocados desde 2023 e ampliando a segurança do sistema prisional estadual foto Yacy Ribeiro_Secom (2) (1)

O Governo de Pernambuco nomeou 300 novos policiais penais para atuar no sistema prisional do Estado, ampliando o efetivo responsável pela segurança penitenciária. A nomeação foi assinada pela governadora do Estado, Raquel Lyra, e publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira.

Com essa convocação, o total de policiais penais nomeados desde 2023 chega a 972 profissionais, do conjunto de 1.306 aprovados no concurso público realizado em 2021. Antes da atual nomeação, a gestão estadual havia convocado 672 servidores da categoria.

A ampliação do efetivo ocorre em paralelo à expansão da rede prisional. A previsão do governo estadual é abrir 1.500 novas vagas no sistema penitenciário no início do próximo ano, o que demanda reforço operacional e de segurança nas unidades.

“A nova nomeação demonstra o nosso compromisso com os policiais penais e nosso investimento em segurança pública seguindo em frente. Estamos nomeando 300 desses profissionais, pois abriremos 1500 novas vagas de presídio no início do próximo ano, preparando tudo para que possamos recebê-los. Damos as boas vindas para quem está chegando, para que a gente possa continuar investindo na infraestrutura em segurança e garantindo mais tranquilidade para o nosso povo”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Policiais integram Juntos pela Segurança

A convocação dos novos policiais penais integra o programa Juntos pela Segurança, política estadual voltada à segurança pública e à defesa social. O programa atua por meio de ações articuladas em territórios estratégicos, com foco na ampliação da presença do Estado, no fortalecimento das forças de segurança e na redução dos índices de violência.

Segundo o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco, Paulo Paes, o reforço do efetivo acompanha os investimentos estruturais no sistema prisional. “Estamos vendo o plano Juntos pela Segurança acontecer, com a entrega de novas unidades prisionais, melhorias estruturais significativas nas unidades já existentes, fortalecimento das ações de educação, trabalho e qualificação profissional voltadas às pessoas em privação de liberdade, e a nomeação de novos policiais penais que vão contribuir com a segurança penitenciária”, afirmou.

Infraestrutura prisional

Entre 2023 e 2024, o Governo de Pernambuco entregou 1.854 novas vagas no sistema prisional, sendo 954 no Presídio Policial Penal Leonardo Lago (PLL) e 900 na unidade 2 do Presídio de Itaquitinga.

Atualmente, 5.754 vagas prisionais estão em construção no Estado. Desse total, 2.754 estão sendo implantadas no Complexo de Araçoiaba e três mil nas unidades 3, 4 e 5 do Presídio de Itaquitinga (PIT). A previsão oficial é que as obras nessas duas localidades sejam concluídas até agosto de 2026.

No Agreste, a Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, também passará por ampliação, com a oferta adicional de 155 vagas, ampliando a capacidade do sistema e acompanhando o crescimento do efetivo penitenciário.

Veja também:

Alfinetando a gestão passada, Governo anuncia nomeação de policiais penais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp