A construção da variante de Toritama, no Agreste Setentrional, avança com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Governo de Pernambuco e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), firmada nesta quarta-feira (17) em Brasília. O investimento estimado é de R$ 146 milhões para a implantação e pavimentação de 6,99 quilômetros entre os km 19,8 e 33 da BR-104, com objetivo de reduzir a concentração de veículos na rodovia e reorganizar o tráfego no perímetro urbano do município.
A governadora Raquel Lyra explicou que o termo integra um conjunto de projetos já apresentados ao governo federal.
“Acabamos de assinar mais um Acordo de Cooperação Técnica, concluindo uma série de projetos que estamos entregando ao DNIT e fortalecendo a parceria com o governo federal. Já temos parceria para o segundo trecho do Arco Viário Metropolitano, para a duplicação da BR-232, no trecho de São Caetano a Serra Talhada, e agora da variante de Toritama, com o projeto de travessia do município. Tudo isso é muito esperado pela nossa gente. O ministro Renan Filho nos pediu a elaboração desses projetos, e agora estamos fazendo a entrega ao DNIT para que possamos avançar na aprovação e na execução das obras, garantindo mais segurança para o povo pernambucano”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Obra em Toritama em 2026
O diretor-geral do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão, detalhou que o conjunto de iniciativas busca consolidar a modernização da malha viária. “Já assinamos o Acordo de Cooperação Técnica do segundo trecho do Arco Metropolitano e para os projetos da BR-232. Hoje, assinamos mais um acordo, desta vez para a variante de Toritama e do projeto da travessia urbana do município para a gente fechar esse rol de obras importantes para o estado de Pernambuco com o governo federal. Com isso, vamos virar 2026 com essas obras em andamento.”
Impacto no Polo de Confecções
A variante deve desviar o tráfego de passagem, especialmente de veículos pesados, do centro de Toritama, reduzindo o risco de acidentes e permitindo maior fluidez para o transporte regional. Dados do Polo de Confecções indicam que milhares de veículos circulam semanalmente para escoamento de mercadorias, o que pressiona a BR-104 em períodos de alta demanda. A nova via tende a mitigar esse gargalo, ampliando a regularidade no deslocamento de cargas e insumos.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, ressaltou a relevância do projeto para a circulação rodoviária. “A variante de Toritama vai permitir que o tráfego flua com mais liberdade, reduzindo a concentração de veículos na BR-104, que hoje sofre com congestionamentos frequentes. Essa intervenção melhora a circulação, diminui o tempo de deslocamento e garante mais segurança e eficiência para quem utiliza a rodovia.”
Modernização e expansão regional
Fontes federais como o Ministério dos Transportes têm atuado na priorização de obras voltadas à integração logística, especialmente no Nordeste, com destaque para investimentos plurianuais previstos no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). No contexto pernambucano, os projetos do Arco Viário Metropolitano e da duplicação da BR-232 acompanham o avanço da variante e reforçam a perspectiva de um corredor de transporte interestadual mais eficiente.
Além da melhoria no fluxo, a variante pode contribuir para o planejamento urbano do município, preservando a função da BR-104 como eixo de integração regional e preparando a infraestrutura para demandas futuras de carga e mobilidade. A expectativa do governo estadual é reduzir custos logísticos ao longo do Polo de Confecções e ampliar a competitividade no escoamento para outros estados do Nordeste.
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