Pernambuco conclui 1ª turma do Ensino Médio com formação técnica

Pernambuco forma 171 estudantes da primeira turma do Ensino Médio Integral com formação técnica em parceria com o Senai

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta segunda-feira (15), a formatura de 171 estudantes concluintes do Ensino Médio Integral – Itinerário da Formação Técnica e Profissional, primeira turma do modelo implantado nas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) da Rede Estadual. A solenidade ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no Recife, e reuniu representantes do Governo do Estado, do setor produtivo e da comunidade escolar.

O novo formato integra a formação geral básica — exigida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — a itinerários formativos de caráter técnico-profissional, permitindo que o estudante conclua o Ensino Médio com diploma técnico reconhecido. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Estadual de Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“Cada vez mais a economia demanda que tenhamos informação técnica disponível, para que possamos alavancar a competitividade do Estado no mercado de trabalho. E, para aqueles jovens que têm a oportunidade de fazer um curso técnico, eles já saem em grande vantagem na corrida com aqueles que não fizeram. O Governo de Pernambuco, em parceria com o Senai e outras instituições, criou o programa Trilhatec, que possibilita a realização de um itinerário formativo. E hoje esses 171 meninos e meninas se formam aqui. Vão se inserir no mercado de trabalho, e nós vamos acompanhar a vida deles, para mensurar o quanto de impacto isso traz para a economia e, sobretudo, para a vida das famílias deles”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Formação integrada ao ensino médio

Os estudantes concluíram cursos técnicos nas áreas de Eletromecânica, Eletrotécnica, Mecânica e Química, áreas diretamente ligadas à demanda industrial e ao setor produtivo. Os 171 formandos são oriundos de 10 escolas estaduais, localizadas nos municípios de Araripina, Petrolina, Belo Jardim, Caruaru, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Paulista e Recife.

O secretário-executivo de Administração e Finanças da Secretaria de Educação, nome não informado, destacou o caráter estruturante da iniciativa. “Essa foi a primeira turma neste novo formato, com 171 alunos que estão se formando agora. Teremos um número bem maior de formandos em breve. A qualificação e o aprimoramento técnico da população resultam em um estado e um mercado de trabalho mais preparados para o futuro”, declarou.

Política educacional

A formatura marca a conclusão das turmas-piloto iniciadas em 2023 e representa um avanço na política educacional do Governo de Pernambuco ao alinhar o ensino médio à empregabilidade juvenil. Com a certificação técnica, os alunos deixam a Rede Estadual aptos a atuar profissionalmente ou a dar continuidade à formação.

O vice-presidente da Fiepe, Massimo Cadorin, avaliou os resultados da parceria com o governo estadual. “Trata-se de um programa de sucesso, que certamente terá continuidade e expansão, contribuindo para a qualificação da juventude. A solenidade representa um marco fundamental para o Estado”, afirmou.

Durante o evento, a governadora entregou simbolicamente 10 certificados aos estudantes concluintes. A diretora regional do Senai, Camila Machado, destacou o alinhamento pedagógico entre as instituições. “Esse é o início de uma carreira profissional, de uma parceria super relevante e muito importante entre o Senai e o governo. A partir daqui, conseguimos alinhar bem o conteúdo do Senai junto com o conteúdo do Ensino Médio. E aí o que foi necessário melhorar, inclusive aumentar prática e trazer mais para junto esses alunos, foi feito, e esse ano já começaram mais 50 turmas”, disse.

Veja também:

Raquel autoriza repasse de R$ 50 milhões para melhorar unidades de ensino estaduais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp