O prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, inaugurou, nesta sexta-feira (12), a Unidade de Saúde da Família 19 – Zé Pojuca, localizada em Nossa Senhora do Ó. O equipamento amplia a oferta de serviços da Atenção Primária e passa a atender cerca de 5,6 mil moradores, com atendimento dentro do próprio território.
Antes da inauguração, a população era assistida por apenas uma equipe e fora da comunidade. Com a nova unidade, passam a atuar duas equipes completas, o que eleva a capacidade de atendimento e reduz deslocamentos.
Cada equipe será responsável por aproximadamente 2,8 mil pessoas, totalizando cobertura estimada em 5,6 mil moradores pela Estratégia Saúde da Família (ESF) — modelo do Sistema Único de Saúde voltado ao acompanhamento contínuo das famílias, com foco na prevenção e no cuidado próximo ao domicílio.
Instalada na Rua Projetada 01, Lote 04, no Loteamento Zé Pojuca, a USF 19 conta com duas equipes da Estratégia Saúde da Família, duas equipes de saúde bucal e suporte multiprofissional. O quadro inclui dois médicos, duas enfermeiras, dois dentistas, dois técnicos de enfermagem, dois auxiliares de saúde bucal e oito agentes comunitários de saúde, além de psicólogo, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico, com ponto de apoio para agentes de combate às endemias.
Carlos Santana destaca avanços
Durante a entrega, o prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, destacou os avanços: “Encontramos a saúde de Ipojuca na UTI e tivemos a responsabilidade de resgatá-la. Hoje, entregamos um equipamento moderno, com equipes completas, garantindo atendimento digno e mais qualidade de vida para a população de Zé Pojuca e região”.
A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com atendimento médico e odontológico, pré-natal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de dois anos, coleta de exames preventivos do câncer do colo do útero, vacinação, curativos, dispensação de medicamentos e visitas domiciliares realizadas por agentes comunitários e pela equipe multiprofissional.
Ampliação da cobertura
Além de atender moradores de Zé Pojuca, Loteamento Pedro Leandro e Sítio de Marta, a nova USF amplia a cobertura da ESF para cerca de 600 pessoas que não eram assistidas, residentes na área da Ciclovia, Rua Armando da Costa Brito, Rua Cristóvão de Souza Leão e Travessa Cristóvão de Souza Leão.
Veja também:
Carlos Santana reforça atendimentos e exames na zona rural de Ipojuca


