A 121ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição, realizada nesta segunda-feira (8) no Morro da Conceição, marcou a primeira celebração após a entrega do santuário totalmente reconstruído, em maio deste ano. O Governo de Pernambuco concluiu a obra menos de um ano depois do desabamento do teto ocorrido em agosto de 2024, que provocou duas mortes e deixou 25 feridos.
A governadora Raquel Lyra participou das homenagens ao lado da vice-governadora Priscila Krause, reforçando a tradição da maior manifestação religiosa do Recife, que atrai anualmente mais de 1 milhão de pessoas, segundo estimativas divulgadas pela Arquidiocese em edições anteriores.
“A festa de Nossa Senhora da Conceição fala muito sobre nossa religiosidade. Todos os anos venho agradecer as bênçãos, pedir proteção e reafirmar nosso compromisso com o povo do Recife e de Pernambuco, sempre guiados pelos valores que Nossa Senhora e Deus nos ensinaram. Desde o início, estivemos ao lado da Arquidiocese, do padre Paulo Jackson e do padre Emerson para superar o momento de tristeza e devolver ao povo o Santuário ligado à nossa identidade e tradição. Conseguimos entregá-lo totalmente refeito, com segurança e tranquilidade. O povo pernambucano é repleto de fé e resiliência”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
As celebrações deste ano têm como tema “Com o olhar voltado à Imaculada, reacendemos a chama da esperança”. A vice-governadora Priscila Krause destacou o simbolismo da festividade. “O Morro simboliza toda essa nossa tradição. Gratidão sempre por todas as bençãos, por toda proteção, por Deus e que Nossa Senhora possa sempre iluminar os nossos caminhos. Gratidão é a palavra da vez. Que o povo pernambucano e recifense siga celebrando a fé”, declarou.
Segurança reforçada no Morro
A Secretaria de Defesa Social mobilizou efetivo de 1.200 policiais militares, 66 policiais civis e 33 bombeiros durante os 11 dias de atividades. A estratégia priorizou a circulação de público, vias de acesso e rotas da procissão. Em edições anteriores, o Morro da Conceição registrou fluxo superior a 50 mil pessoas por dia, conforme dados de eventos religiosos no Recife, reforçando a necessidade de planejamento de segurança.
Durante a subida desta segunda-feira, a governadora esteve acompanhada por moradores de diversas cidades da Região Metropolitana e do interior. Rafael Bezerra, estudante de 22 anos e morador de Sapucaia, em Olinda, relatou emoção ao participar pela quarta vez consecutiva da celebração. “É momento de a gente agradecer, pois a gente pede tanto, faz tantas orações, então nada mais justo que a gente tirar um tempinho também para sair de casa e agradecer as bênçãos recebidas por Deus através de Nossa Senhora da Conceição”, disse.





Obra em duas etapas
A reconstrução do santuário recebeu investimento superior a R$ 5 milhões, assegurado pelo Governo do Estado por meio de Termo de Fomento firmado com a Arquidiocese de Olinda e Recife. A iniciativa permitiu retomar as celebrações no local com estrutura reforçada.
A primeira etapa, concluída em novembro de 2024, reconstruiu integralmente a cobertura metálica, possibilitando a realização da Festa do Morro daquele ano. A segunda fase foi finalizada em maio deste ano, com intervenções estruturais em concreto armado, instalação de novos forros e esquadrias, revestimento de paredes e pisos e reforma completa da fachada e da pintura interna. O projeto seguiu normas técnicas atualizadas de engenharia civil, garantindo a circulação segura de fiéis.
A governadora esteve acompanhada pelos secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Daniella Brito (Executiva de Imprensa), Francisco Sena (Executivo de Desenvolvimento Urbano), Pedro Ribeiro (Executivo de Periferias), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer) e João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais).
Também participaram o deputado federal Waldemar Oliveira; os deputados estaduais João de Nadegi, João Paulo, Joãozinho Tenório e Wanderson Florêncio; além dos prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Diego Cabral (Camaragibe) e Paquinha (Macaparana). Estiveram presentes ainda representantes da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura em Pernambuco.
Veja também:
Raquel entrega obra no Morro da Conceição com investimento de R$ 5 mi

