O Partido dos Trabalhadores (PT) de Pernambuco aprovou, neste domingo (7), a criação de um Grupo de Trabalho (GT) responsável por conduzir o alinhamento político e organizativo da sigla no próximo período. A iniciativa marca o início da estruturação interna do partido para 2026, com foco na unificação das decisões estratégicas.
O encontro também registrou um balanço das atividades de 2025 e organizou o calendário de ações partidárias para o início do próximo ano. A partir da segunda quinzena de janeiro, o PT vai iniciar uma série de reuniões com os diretórios municipais para debater programa, estratégia e atuação da militância. A agenda terá como referência a construção de alianças em defesa do presidente Lula, a reeleição do senador Humberto Costa e a ampliação das bancadas federal e estadual.
Preparação para o Congresso Nacional do PT
O presidente estadual do PT, deputado federal Carlos Veras, informou que o Congresso Nacional do partido será realizado em abril. O evento vai debater quatro eixos: programa partidário, programa de governo, revisão do estatuto, conjuntura política e tática eleitoral.
“O balanço do ano e a posse dos novos coordenadores e secretários setoriais são o pontapé inicial para o alinhamento da nossa tática eleitoral com os diretórios municipais, prefeitos, vereadores e toda a nossa militância. O PT trabalha incansavelmente para garantir mais uma grande vitória do presidente Lula e mostrar sua força em Pernambuco”, afirmou Carlos Veras.
A preparação para o Congresso deve nortear a atuação do GT, integrando os diretórios municipais às diretrizes nacionais da sigla.
O encontro contou com cerca de 100 dirigentes, entre eles a deputada estadual Rosa Amorim; os vereadores do Recife, Osmar Ricardo e Kari Santos; o vereador de Paulista, George Freitas; e a vice-prefeita de Ipojuca, Marinalva dos Santos. Ao final da reunião, houve a posse das Secretarias e Coordenações Setoriais do PT em Pernambuco. A etapa encerrou o ciclo de organização interna previsto para 2025.
Veja também:
Em campanha pelo comando do PT, Edinho Silva chega ao Recife

