A governadora Raquel Lyra confirmou que assinará, no dia 12 de dezembro, a ordem de serviço para o início das obras do Segmento 2 do Lote 2 do Arco Viário Metropolitano (AVM). O trecho, com 25,32 quilômetros, conectará o entroncamento da BR-232, em Moreno, à BR-101, no Cabo de Santo Agostinho. O projeto avança após etapas de estudos ambientais e definições de engenharia concluídas ao longo de 2024.
O Arco Metropolitano integra o programa PE na Estrada e tem investimento estimado em R$ 632 milhões. A intervenção busca reorganizar os fluxos rodoviários da Região Metropolitana do Recife (RMR) e reduzir a saturação da BR-101, que registra aumento contínuo no volume de veículos. A previsão é que o novo corredor reduza o tempo médio de deslocamento logístico e amplie a eficiência dos acessos ao litoral sul e ao polo industrial.
“Vamos autorizar o início das obras do Arco Metropolitano no dia 12 de dezembro, e as máquinas já começam a trabalhar. Essa é uma notícia aguardada há muitos anos pelo povo pernambucano. Essa obra vai gerar emprego e renda, fortalecer nossa infraestrutura e melhorar a mobilidade de toda a Região Metropolitana. É mais uma entrega do PE na Estrada que transformará a vida de milhares de pessoas, facilitando o escoamento de produtos, reduzindo congestionamentos e garantindo mais segurança para motoristas e pedestres. É um legado tão importante quanto foi, no passado, a duplicação da BR-232 entre Recife e São Caetano”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Arco e os polos industriais
O Arco Viário Metropolitano ampliará a integração entre municípios como São Lourenço da Mata, Camaragibe, Moreno, Igarassu, Itapissuma e o entorno do Cabo de Santo Agostinho. A via funcionará como alternativa ao tráfego de passagem, diminuindo o fluxo de caminhões em áreas urbanas densas e melhorando a ligação com Suape.
“Essa é uma das obras mais aguardadas da Região Metropolitana e terá impacto em todo o Estado. Vai transformar a logística da nossa economia, reduzir gargalos históricos e marcar um novo capítulo da infraestrutura de Pernambuco”, destacou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.
Estrutura do projeto
O conjunto de intervenções inclui:
- terraplenagem e drenagem profunda e superficial;
- pavimentação rígida e flexível;
- iluminação viária em toda a extensão;
- sinalização horizontal e vertical;
- dispositivos de segurança;
- adequações ambientais;
- paradas de ônibus adaptadas;
- obras de arte especiais, entre viadutos, pontes e travessias.
Equipamentos previstos
Entre as estruturas programadas para o trecho estão:
- viaduto na interseção com a BR-232;
- ponte sobre o Rio Jaboatão;
- viaduto de acesso a Moreno;
- passarela no Distrito Industrial;
- viaduto em formato de ferradura na conexão com a BR-101.
O Estado estima que as primeiras frentes de trabalho sejam concentradas em serviços de terraplenagem, instalação de canteiros e início das fundações para as obras de arte especiais.
Foto: Hesíodo Góes/Secom
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