Programa do BNB forma especialistas para governança em estatais

BNB e Governo Federal concluem formação inédita de conselheiros de estatais, certificando 48 profissionais de cerca de 40 empresas públicas

O Banco do Nordeste (BNB) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos concluíram a formação da primeira turma do Programa de Conselheiros das Estatais do Brasil. Os 48 profissionais de empresas públicas receberam certificados em Fortaleza, após três dias de imersão na Universidade Corporativa Banco do Nordeste (UCBNB), que marcou a etapa final de uma capacitação iniciada há alguns meses.

A iniciativa foi promovida pelo BNB e pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), com execução da UCBNB em encontros virtuais e presenciais. O programa é considerado inédito no país e estruturou conteúdos para preparar representantes de cerca de 40 empresas públicas para atuar como conselheiros em estruturas de governança.

“As empresas estatais são parte fundamental do nosso contexto econômico e representam 5,8% do Produto Interno Bruto brasileiro. Elas estão em diferentes setores e levam serviços onde o setor privado não pode estar ou não demonstra interesse em estar”, afirma a secretária da Sest, Elisa Vieira Leonel.

Durante a formação, os participantes estudaram a legislação específica das empresas públicas, analisaram casos reais, discutiram boas práticas de governança e examinaram protocolos de Conselhos de Administração. Também foram aprofundadas as responsabilidades civis dos integrantes de conselhos, tema central para a conformidade e o controle das estatais.

BNB amplia qualificação

Segundo a diretora de Administração do BNB, Ana Teresa Barbosa de Carvalho, o curso buscou ampliar a qualificação interna das empresas públicas e fortalecer suas estruturas de gestão. “Este desafio foi totalmente abraçado em uma parceria estratégica com a Sest. Mais de 40 estatais permitiram e estimularam a participação de representantes para terem, em seus próprios quadros de colaboradores, profissionais com conhecimento e habilidades para essa atuação importante e de extrema responsabilidade”, diz.

A formação dialoga com a agenda nacional de aprimoramento das estatais, que desde 2023 vem reforçando a implementação de mecanismos de transparência, integridade e governança estabelecidos pelo Governo Federal. De acordo com dados oficiais, o país possui cerca de 200 empresas estatais diretas e indiretas, responsáveis por atividades estratégicas em infraestrutura, energia, serviços financeiros e desenvolvimento regional.

Veja também:

Campanha do BNB recria Dominguinhos com IA para celebrar 20 anos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp