Painel celebra 90 anos do Maracatu Nação Cambinda Estrela

Intervenção artística ba Campina do Barreto reforça papel do Maracatu Cambinda Estrela na formação cultural e social do Recife

A Prefeitura do Recife inaugurou um painel artístico na fachada do Centro Cultural Cambinda Estrela, na Campina do Barreto, como parte do programa Colorindo o Recife, do Gabinete de Inovação Urbana (GIURB). A obra celebra os 90 anos do Maracatu Nação Cambinda Estrela e foi entregue à população em uma cerimônia acompanhada por moradores, artistas, representantes do poder público e integrantes do maracatu.

A intervenção é assinada pelo artista Vários Nomes e reúne elementos e personagens tradicionais do maracatu. O painel pretende valorizar a expressão simbólica, histórica e cultural dessa manifestação afro-pernambucana, que integra o conjunto de bens reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura. O espaço também abriga atividades sociais e culturais promovidas pelo Cambinda Estrela ao longo do ano.

“Criar esse painel foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. Estudei o maracatu, ouvi mestres, troquei com a comunidade e participei de várias vivências e atividades que me fizeram sentir acolhido como um verdadeiro filho da casa. Este mural é gratidão, retorno e homenagem a uma história que também atravessa a minha”, ressaltou o artista.

Ensaio do Maracatu com a comunidade

Além da inauguração do painel, o público acompanhou um ensaio especial que levou às ruas o som do baque virado, as cores dos figurinos e a presença das figuras tradicionais do maracatu. O Cambinda Estrela é um dos grupos que integram o ciclo carnavalesco do Recife, evento que movimentou R$ 3,4 bilhões na economia local em 2024, segundo dados do Governo do Estado.

O ensaio reforçou a relevância do maracatu como ferramenta de resistência e inserção social. Fundado em 1935 no Alto Santa Isabel, em Casa Amarela, o grupo se consolidou como um dos maiores maracatus-nação do Recife, com atuação nas comunidades da Zona Norte. Desde 1997, está sediado em Chão de Estrelas, onde desenvolve projeto social com oficinas de percussão, dança, bordado, reforço escolar e debates sobre cidadania.

Para Wanessa Paula Santos, presidente do Cambinda Estrela, “celebrar os 90 anos do Maracatu Nação Cambinda Estrela e inaugurar o novo mural, está diretamente ligado à ideia de ‘se ver na arte’, pois a representatividade é um dos pilares centrais de nossas lutas”.

Ação de preservação cultural

O GIURB destacou a importância de iniciativas que integrem revitalização urbana e fortalecimento da cultura popular. “O Cambinda é raiz, é resistência, é história viva. Estamos muito felizes em contribuir para manter viva essa tradição tão potente. Que venham mais 90 anos de batuque, luta e arte”, afirmou Laura Saburido, responsável pelo planejamento social do Colorindo o Recife.

Veja também:

Quarta-feira de Maracatu, frevo e carnavais saudosos no Recife

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp